Novos Critérios para Pavimentos Industriais de Concreto Armado - page 58

Pavimentos Industriais de Concreto Armado
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Estudos Complementares
Embora as cartas sejam relativamente fáceis de serem empregadas, as equações citadas foram
desenvolvidas para o dimensionamento de pavimentos rodoviários e, portanto com pequenas ten-
sões de contato e acabam apresentando distorções para as cargas correntes nos pisos industriais.
As expressões relativas às tensões atuantes de Westergard fornecem o máximo esforço no centro
de aplicação da carga, não levando em consideração as deformações do concreto, que permitiriam
as contribuições estruturais das áreas adjacentes, levando a uma super estimação da estrutura do
pavimento, como demonstrou-se em ensaios de verdadeira grandeza realizados na Inglaterra.
Nesses ensaios comprovou-se que a carga de ruptura exibida por uma placa de concreto com 150
mm de espessura, apoiada em subleito com coeficiente de recalque conhecido, só foi compatível
com as expressões de Westergard quando se considerou uma área de contato cerca do dobro da
real
(Beckett,
1990)
.
Nesses mesmos experimentos pode-se constatar que as expressões desenvolvidas de modo in-
dependente por G.G. Meyerhof
(Meyerhof,
1962)
e Andërs Lösberg
(Lösberg,
1961)
eram mais
representativas, fato coerente com as pesquisas experimentais dos dois autores.
Figura
5.1: Redistribuição dos momentos
(Lôsberg, 1961)
Meyerhof, engenheiro sueco, ficou conhecido por diversos trabalhos científicos no âmbito da enge-
nharia de fundação e geotecnia, cunhou suas expressões experimentais que são hoje adotadas por
códigos construtivos (TR 34).
1...,48,49,50,51,52,53,54,55,56,57 59,60,61,62,63,64,65,66,67,68,...124
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