Pavimentos Industriais de Concreto Armado
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6.6 - Juntas de Construção
Os tipos de juntas de construção devem ser necessariamente com barras de transferência, similares
às empregadas nas juntas serradas. Sistemas de transferência de carga do tipo macho e fêmea
devem ser evitados (
ACI, 1996
) por não garantirem a transferência de carga adequadamente devido
à retração do concreto; além disso, as dificuldades executivas e a ocorrência de fissuras próximo
à borda longitudinal, causadas pela baixa capacidade de transferência de carga, vêm fazendo com
que o seu emprego seja cada vez menor.
As juntas de construção são geralmente mais susceptíveis a quebras devido ao acúmulo de ar-
gamassa nas bordas, além de empenarem com mais facilidade do que as serradas, devendo ser
reduzidas à menor quantidade possível.
6.7 - Juntas de Encontro - JE (ou juntas de expansão)
As juntas de expansão são empregadas sempre que houver o encontro do piso com a estrutura do
edifício, com bases de máquinas ou quando ocorrer necessidade de se isolar duas ou mais partes
do piso.
É muito comum ainda emprego de juntas de expansão entre placas para prevenir o aumento de
comprimento em função de mudanças de temperatura, mas esse procedimento é desnecessário,
visto que cada junta de retração (serrada ou de construção) funciona como uma pequena junta de
dilatação; isso ocorre porque a retração hidráulica do concreto será sempre superior à dilatação que
ele pode apresentar em condições usuais de temperatura.
Além do mais, juntas de dilatação apresentam abertura muito elevada e são difíceis de serem se-
ladas, transformando-se em um problema crônico para a manutenção do piso. Nas juntas de en-
contro com bases de máquinas, plataformas, estruturas enterradas e houver tráfego, necessidade
de transferência de carga ou de controle do empenamento, devem ser empregadas as barras de
transferência, mas com um dispositivo (capuz) que permite à barra movimentar-se livremente no
sentido de deslocamento do piso.