Novos Critérios para Pavimentos Industriais de Concreto Armado - page 22

Pavimentos Industriais de Concreto Armado
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A presença da sub-base introduz dois novos aspectos ao comportamento mecânico do conjunto
pavimento &
fundação
: primeiro, uniformizando o comportamento da fundação e, segundo, au-
mentando a capacidade estrutural.
Ao contrário do que se poderia imaginar, a uniformidade é o aspecto mais importante, sendo a me-
lhoria da resistência apenas uma vantagem acessória. Tal fato origina-se a partir do princípio de que
a função do conjunto
pavimento &
fundação
é absorver as tensões de cisalhamento oriundas do
tráfego de veículos ou de carregamentos estáticos.
A capacidade de absorção desses esforços e a consequente transmissão à camada inferior é fun-
ção direta do módulo de elasticidade de cada material; o pavimento de concreto apresenta módulo
de elasticidade mais elevado em comparação aos materiais normalmente empregados como sub-
-base e ao subleito, absorvendo a maior parte das tensões. Por exemplo, uma carga de 54,5 kN
aplicada em uma placa circular de 730 cm
2
, sobre uma placa de concreto de 20 cm de espessura,
transmite cerca de 0,022 MPa à fundação (carga no interior da placa), para 0,75 MPa de carga
atuante, ou seja, a placa de concreto reduziu em torno de 97% as tensões
(Childs, Colley & Ka-
pernick,
1957)
. Fica claro, portanto, que o pavimento dispensa fundações com alta capacidade
de suporte.
Todavia, a literatura descreve vários pavimentos construídos sem controle de compactação do su-
bleito e sem sub-base, cujo comportamento, mesmo após 30 anos de serviço, apresentava-se
excelente, onde o subleito apresentava um único horizonte de solo, sendo naturalmente uniforme.
Quando surgiam defeitos, limitavam-se aos trechos de transição entre corte e aterro ou onde havia
mudanças repentinas no tipo do solo, isto é, quando o solo não apresentava comportamento me-
cânico uniforme, isto é, a falta de homogeneidade da fundação foi responsável pelas patologias.
d - incremento na transferência de carga nas juntas
Esse efeito é devido à redução nas deformações da placa, pois embora a redução das tensões
pela presença da sub-base nem sempre seja significativa
2
, a deflexão será sempre menor, pois varia
inversamente com o módulo de reação k da fundação.
Embora o pavimento rígido seja capaz de excelente performance mesmo sobre solos de baixa ca-
pacidade de suporte, como os mais plásticos compreendidos entre as denominações A-5 até A-7,
no caso dos pavimentos industriais deve ser feita uma ressalva relativa aos carregamentos perma-
nentes - como os porta-paletes em áreas de depósito – que podem levar a deformações, gerando
fissuras nas áreas descarregadas, normalmente nos corredores, causadas pelo momento negativo
que ocorre na mudança de inflexão da linha elástica da laje
3
.
Esse tipo de fissura tem causado aborrecimentos e indignações, pois elas acabam ocorrendo nas áre-
as menos solicitadas - visto que o carregamento pontual de estanterias supera, com raras exceções,
as ações dinâmicas das empilhadeiras. Nestes casos, é recomendável a execução de um reforço do
subleito, executado com solo importado ou solo tratado, como, por exemplo, solo-brita.
O solo-brita, como o nome sugere, corresponde a uma mistura de solo com brita em proporções
tais que permitam ganho expressivo da capacidade de suporte e muitas vezes são empregados
inclusive como base de pavimentos flexíveis, devendo seguir necessariamente uma curva granulo-
métrica pré-estabelecida
(Yoder & Witczak,
1975)
, como as propostas pela
AASHTO
.
2
-
Para bases cimentados, que apresentam elevado coeficiente de recalque, a redução das tensões na placa podem ser
significativos
3
- O momento gerado pode ser calculado pela expressão
M =
L
2
6EI
δ
onde E,I,
δ
e L representam respectivamente o módulo de
elasticidade do contreto, o momento de inércia da placa, e a deformação observada e a distância entre as inflexões da elástica da
placa
(Bowles, 1996).
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