Telas Soldadas no Terminal Rodoviário de Santo André

Obra faz parte de projeto de reubarnização do Vale do Tamanduateí

A região do Grande ABC (SP) ganhará no início deste ano um amplo e moderno terminal rodoviário, localizado em Santo André. As obras fazem parte de ambicioso projeto de reformulação da paisagem do Vale do Rio Tamanduateí chamado "Eixo Tamanduatehy", implementado pela Prefeitura da cidade, compreendendo 700 hectares ao longo de 10km do rio, que vai da divisa de São Caetano do Sul até o limite com Mauá, onde estão contidas a AV. dos Estados e a via férrea (que liga o litoral ao interior do Estado de São Paulo).

O projeto básico do Terminal Rodoviário de Santo André foi desenvolvido pela Brasil Arquitetura e o detalhamento e construção estão a cargo da Projeção Engenharia. A empresa já possui experiência nesta área, tendo executado os terminais rodoviários de Praia Grande e de Catanduva (ambos no Estado de São Paulo), além de fazer manutenção nos corredores de ônibus Cachoeirinha e Santo Amaro (na capital paulista) e construir as garagens de ônibus das empresas Transleste (São Paulo) e Expresso Santos-São Vicente (litoral sul de São Paulo).

As obras estão sendo realizadas em 3 etapas e serão finalizadas em julho de 2000. Na primeira fase será construído o terminal rodoviário com 22 pontos de comércio e serviços, 18 guichês de empresas rodoviárias, banheiros, porta-volumes e balcão de informações. A transposição sobre a linha férrea faz parte da Segunda fase, enquanto na terceira será concluído o terminal urbano. A área total do Terminal é de 8 mil m2, com previsão inicial de 150 partidas diárias e estacionamento para 300 vagas.

Tela soldada: qualidade e boa assistência técnica

Na construção dos pisos das vias de rolamento (2.500 m2) e das áreas de circulação (3.500m2), a Projeção optou pela utilização dos pavimentos estruturalmente armados com telas soldadas. Essa decisão, que teve total apoio do calculista da obra, deveu-se à excelente relação custo-benef'ício.

Outro fator que motivou a escolha das telas soldadas foi a qualidade da assistência técnica oferecida pelas empresas do setor, com disponibilização de pessoal para auxiliar no desenvolvimento do projeto e fornecimento de toda a orientação necessária. Segundo o coordenador de obras do Terminal, eng. Jorge Dias Araújo, a segurança proporcionada por esse acompanhamento possibilitou maior rapidez da obra.

Esse empreendimento foi alvo de um processo de licitação em que o consórcio formado pela Projeção Engenharia e a Consladel foi o vencedor, ganhando a concessão para a construção e operação do Terminal pelo período de 25 anos. Esta situação foi fundamental na escolha do pavimento estruturalmente armado, uma vez que a vida útil proporcionada é muito maior em comparação ao pavimento flexível.

Além disso, por conta das particularidades da obra (área de tráfego pesado onde os ônibus terão que promover movimentos de manobras e frenagens), o pavimento flexível é totalmente contra-indicado. Para o eng. Jorge Araújo, outro aspecto decisivo é a liberação pelos ônibus, nas áreas de terminais rodoviários, de pequenas quantidades de óleo diesel sobre o piso, provocando uma reação entre óleo derramado e o asfalto e acabando por ocasionar danos ao pavimento.

Facilidade de aplicação

Segundo o eng. Jorge Araújo, comparativamente com o aço convencional, as telas soldadas se mostram muito vantajosas e econômicas. "Com as telas, utilizou-se a metade do pessoal necessário para fazer a mesma armação em aço convencional, além de dispensar o amplo espaço no pátio para sua armazenagem. Outra vantagem é que a colocação das telas soldadas no piso foi feita pela equipe de serventes da obra, comprovando que o material não requer mão-de-obra especializada", justifica.

Um fator que influenciou significativamente no sucesso da utilização das telas soldadas no terminal Rodoviário de Santo André foi a possibilidade de programação da entrega. "Quando o caminhão chegou com as telas, a equipe estava preparada para descarregá-las no piso. Assim, depois de armar e conferir, foi possível fazer a concretagem em apenas um dia", esclarece o engenheiro.

Na construção estão sendo utilizadas telas soldadas ET (sob projeto), Q 61, Q 138 e Q 196, totalizando 36,5t. Os bons resultados obtidos até o momento com o pavimento estruturalmente armado com as telas fizeram com que a Projeção Engenharia já iniciasse estudos para confeccionar, no mesmo material, as áreas de estacionamento, projetadas para trânsito leve.

 

 

 
 
     
 
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