Telas
Soldadas no Terminal Rodoviário de Santo André
Obra
faz parte de projeto de reubarnização do Vale do Tamanduateí
A
região do Grande ABC (SP) ganhará no início deste ano um amplo e
moderno terminal rodoviário, localizado em Santo André. As obras
fazem parte de ambicioso projeto de reformulação da paisagem do
Vale do Rio Tamanduateí chamado "Eixo Tamanduatehy", implementado
pela Prefeitura da cidade, compreendendo 700 hectares ao longo de
10km do rio, que vai da divisa de São Caetano do Sul até o limite
com Mauá, onde estão contidas a AV. dos Estados e a via férrea (que
liga o litoral ao interior do Estado de São Paulo).
O
projeto básico do Terminal Rodoviário de Santo André foi desenvolvido
pela Brasil Arquitetura e o detalhamento e construção estão a cargo
da Projeção Engenharia. A empresa já possui experiência nesta área,
tendo executado os terminais rodoviários de Praia Grande e de Catanduva
(ambos no Estado de São Paulo), além de fazer manutenção nos corredores
de ônibus Cachoeirinha e Santo Amaro (na capital paulista) e construir
as garagens de ônibus das empresas Transleste (São Paulo) e Expresso
Santos-São Vicente (litoral sul de São Paulo).
As
obras estão sendo realizadas em 3 etapas e serão finalizadas em
julho de 2000. Na primeira fase será construído o terminal rodoviário
com 22 pontos de comércio e serviços, 18 guichês de empresas rodoviárias,
banheiros, porta-volumes e balcão de informações. A transposição
sobre a linha férrea faz parte da Segunda fase, enquanto na terceira
será concluído o terminal urbano. A área total do Terminal é de
8 mil m2, com previsão inicial de 150 partidas diárias e estacionamento
para 300 vagas.
Tela
soldada: qualidade e boa assistência técnica
Na
construção dos pisos das vias de rolamento (2.500 m2) e das áreas
de circulação (3.500m2), a Projeção optou pela utilização dos pavimentos
estruturalmente armados com telas soldadas. Essa decisão, que teve
total apoio do calculista da obra, deveu-se à excelente relação
custo-benef'ício.
Outro
fator que motivou a escolha das telas soldadas foi a qualidade da
assistência técnica oferecida pelas empresas do setor, com disponibilização
de pessoal para auxiliar no desenvolvimento do projeto e fornecimento
de toda a orientação necessária. Segundo o coordenador de obras
do Terminal, eng. Jorge Dias Araújo, a segurança proporcionada por
esse acompanhamento possibilitou maior rapidez da obra.
Esse
empreendimento foi alvo de um processo de licitação em que o consórcio
formado pela Projeção Engenharia e a Consladel foi o vencedor, ganhando
a concessão para a construção e operação do Terminal pelo período
de 25 anos. Esta situação foi fundamental na escolha do pavimento
estruturalmente armado, uma vez que a vida útil proporcionada é
muito maior em comparação ao pavimento flexível.
Além
disso, por conta das particularidades da obra (área de tráfego pesado
onde os ônibus terão que promover movimentos de manobras e frenagens),
o pavimento flexível é totalmente contra-indicado. Para o eng. Jorge
Araújo, outro aspecto decisivo é a liberação pelos ônibus, nas áreas
de terminais rodoviários, de pequenas quantidades de óleo diesel
sobre o piso, provocando uma reação entre óleo derramado e o asfalto
e acabando por ocasionar danos ao pavimento.
Facilidade
de aplicação
Segundo
o eng. Jorge Araújo, comparativamente com o aço convencional, as
telas soldadas se mostram muito vantajosas e econômicas. "Com as
telas, utilizou-se a metade do pessoal necessário para fazer a mesma
armação em aço convencional, além de dispensar o amplo espaço no
pátio para sua armazenagem. Outra vantagem é que a colocação das
telas soldadas no piso foi feita pela equipe de serventes da obra,
comprovando que o material não requer mão-de-obra especializada",
justifica.
Um
fator que influenciou significativamente no sucesso da utilização
das telas soldadas no terminal Rodoviário de Santo André foi a possibilidade
de programação da entrega. "Quando o caminhão chegou com as telas,
a equipe estava preparada para descarregá-las no piso. Assim, depois
de armar e conferir, foi possível fazer a concretagem em apenas
um dia", esclarece o engenheiro.
Na
construção estão sendo utilizadas telas soldadas ET (sob projeto),
Q 61, Q 138 e Q 196, totalizando 36,5t. Os bons resultados obtidos
até o momento com o pavimento estruturalmente armado com as telas
fizeram com que a Projeção Engenharia já iniciasse estudos para
confeccionar, no mesmo material, as áreas de estacionamento, projetadas
para trânsito leve.
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