Prefeitura
adota tecnologia das Telas Soldadas em pavimentação
Iniciativa
arrojada se deve à economia proporcionada a longo prazo
A
idéia de que o poder público tem dificuldades para se atualizar
tecnologicamente e que os governantes normalmente trabalham pensando
apenas em resultados a curto prazo pode revelar-se um grande equívoco.
Um bom exemplo está sendo dado pela Prefeitura do Município de Três
Rios, no Estado do Rio de Janeiro, com a obra de duplicação da av.
Condessa do Rio Novo.
Principal
via do centro da cidade, a avenida tinha pista única (com largura
entre 10 e 12m) e mão dupla de direção, passando a mão única nos
2 quarteirões mais movimentados. Dessa forma, todo o trânsito era
direcionado para o miolo do centro comercial de Três Rios, causando
freqüentes retenções de tráfego e prejudicando, inclusive, os pedestres.
Com
a aquisição de uma faixa de terreno junto à Rede Ferroviária Federal,
contínua em toda a extensão da avenida, foi possível a implantação
da Segunda pista. A largura total passou de 12 para 22m, sendo formada
por 2 pistas de 9m e 1 canteiro central com 4m de largura, que abriga,
ainda, 1 ciclovia de 2,4m.
Pavimento
apresenta longa vida útil
Em
virtude de representatividade da avenida para o dia-a-dia da cidade
e pela tecnologia empregada, a construção, que está sendo totalmente
custeada pelo poder público municipal, é considerada verdadeiro
marco de reestruturação do Município.
A
fim de viabilizar da melhor forma esse projeto, a Prefeitura optou
pelo uso do pavimento estruturalmente armado com telas soldadas.
Os serviços de terraplanagem começaram em julho passado e a concretagem
do pavimento no mês de novembro. O pavimento de concreto da Segunda
pista possui 14cm de espessura, com área total de 9 mil m2. O pavimento
da ciclovia, em concreto simples, tem 7cm de espessura e área de
3 mil m2.
Segundo
o secretário de Obras e Viação de três Rios, eng. Nilson Corrêa
Gonze, a decisão pelo pavimento armado de concreto está calcada
na economia que essa tecnologia trará a longo prazo, com baixíssimo
custo de manutenção e pequena diferença de custo inicial sobre o
pavimento flexível.
Nesse
processo, a utilização das telas soldadas é considerada fundamental
pelo governo municipal. "O insumo mais representativo na execução
da obra é o concreto. A tela soldada nos permite a diminuição da
espessura do concreto, reduzindo o custo final e facilitando a determinação
do grade, considerando-se que o mesmo deveria ser adaptado ao da
pista já existente", esclarece o secretário. Para a construção do
pavimento, estão sendo consumidas 86t de tela soldada, 5,5t de treliça
com 8m de altura e 2.700 unidades de barra de transferência BTG
20 com 0,5m de comprimento.
Baixo
custo de manutenção
Visando
a aumentar a segurança na pista de rolamento, decidiu-se pelo acabamento
vassourado, criando pequenos frisos na superfície que propiciam
um espaço mais curto para freagem e maior aderência do veículo à
pista. A fim de dar velocidade ao trabalho e homogeneidade à pista,
foi usada régua vibratória, com largura de 9m, evitando assim, junta
de concretagem longitudinal, proporcionando economia de barras de
transferência e rapidez na execução.
O
projeto de duplicação da av. Condessa do Rio Novo prevê, ainda,
a colocação de postes para iluminação pública, rede de drenagem
e sinalização (horizontal, vertical e semafórica). A previsão da
Prefeitura é de que a construção esteja concluída neste primeiro
trimestre do ano.
Preocupado
com os custos que um pavimento comum (asfáltico) pode apresentar
após sua conclusão, o secretário Nilson Gonge afirma que a principal
vantagem da tecnologia aplicada se refere à quase ausência de manutenção.
"Se pensarmos em termos de serviço público, a redução de gastos
com o trabalho de manutenção representa um grande avanço e economia",
avalia o engenheiro.
Outras
prefeituras já demonstram interesse
Para
alcançar os objetivos propostos, a Prefeitura de Três Rios contou,
no desenvolvimento do projeto e da construção, com a participação
da Fundação Centro Tecnológico (FCT) da Univ. Federal de Juiz de
Fora, do IBTS - Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (assessoria
técnica), da ABCP - Assoc. Bras, de Cimento Portland e da LPE Engenharia
e Consultoria Ltda. (responsável pelo projeto).
De
acordo com o prefeito da cidade, eng. Raleigh Ramalho, "a obra foi
concebida para desobstruir a parte viária da cidade e melhorara
as condições para o comércio local, criando também uma nova área
comercial, o que torna a construção auto financiável. Além da economia
proporcionada em virtude da grande vida útil do pavimento rígido,
sob o aspecto urbanístico, o acabamento de coloração clara é mais
agradável no ambiente e favorece a iluminação pública". O sucesso
dessa iniciativa arrojada da Prefeitura de Três Rios pode ser medido
pelas diversas consultas que já foram feitas por outros municípios
do Estado do Rio de Janeiro, interessados em conhecer detalhes sobre
a obra e a tecnologia empregada.
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