Tecnologia na ETE da Parmalat

Telas soldadas garantem controle da fissuração do concreto

A Parmalat está concluindo a construção de um grande sistema de tratamento de efluentes líquidos industrias e sanitários por processo de lodo ativado, na unidade da empresa instalada no município de Itamonte, Minas Gerais.

O sistema será constituído por estação elevatória de efluente bruto, tanque de equalização, tanque de aeração (carrossel), decantador, retorno de lodo, adensador e desidratação de lodos. A capacidade do tanque de aeração em volume é de 4.400m3, ocupando uma área de 1.280m2. Toda a concepção e direção do projeto estão sob a responsabilidade do diretor de Engenharia da Parmalat, eng. Geremias G. de Oliveira, e do gerente de Obras e Meio Ambiente, eng. Roberto Medeiros. O sistema de tratamento terá capacidade de vazão de 800m3/dia, o que equivale ao total produzido por uma cidade com 25 mil habitantes. O projeto do sistema de tratamento de efluentes líquidos ficou a cargo da Sanesystem Equip. e Serv. de Saneamento Ambiental, o projeto estrutural foi feito pela Statura Eng. de Projetos e a responsável pela execução é a Abadia Construção e Comércio.

Economia e segurança

Na decisão pelo uso das telas soldadas no piso e nas paredes do tanque de aeração, a Parmalat, em conjunto com a Statura, levou em consideração diversas vantagens do produto, como economia, técnica, rapidez e qualidade proporcionadas, avaliadas em obras similares já executadas pela empresa em outros locais. Entretanto, por tratar-se de uma obra com características específicas, o principal benefício proporcionado pelas telas soldadas foi o controle efetivo de fissuramento do concreto. "Como não há a necessidade de impermeabilizar os tanques, não podemos ter nenhuma fissura que apresente vazamento do efluente", esclarece o eng. Medeiros. Foram utilizadas as telas tipo EL785/94, EL503/53, EQ503 e EL785/503, totalizando mais de 30t.

Além disso, o engenheiro ressalta que, com o uso da tela soldada, "a possibilidade de erro na armação é muito pequena, porque o projeto das telas é preciso quanto à colocação e cobrimento das mesma. Não há desperdício e nem sobra de material no final da obra e existe facilidade na colocação e escoramento das mesmas".

Os trabalhos de fundação foram executados durante o ano de 1998, a obra civil dos tanques iniciou-se em setembro passado e a expectativa dos construtores é de que a construção do sistema de tratamento de efluentes da Parmalat esteja totalmente concluída nos próximos meses.

 

 
 
     
 
voltar