Atender
a um desejo do cliente, que pediu redução intensa
do número de juntas, no piso do depósito da nova unidade
da empresa Eletro Transol Tecnologia,na cidade de Goiânia
(GO).
Com esse objetivo a LPE Engenharia, responsável pelo projeto
do piso, elaborou uma solução baseada num pavimento
de concreto estruturalmente armado, no formato de uma placa única
com dimensão de 50 m x 62 m, com o objetivo
final de reduzir custos de manutenções futuras do
pavimento e das empilhadeiras.
Fundada
em 1986, em Goiás, a Eletro Transol Tecnologia é hoje
referência no ramo de automação industrial e
predial em todo Centro-Oeste brasileiro.
A nova loja da Eletro Transol possui área construída
de 7.021,14m², num terreno de cerca de 11.000 m². O projeto
arquitetônico e a execução da obra ficaram a
cargo da empresa Ademaldo Construções e Projetos,
sendo que o piso foi
executado pela EP - Engenharia de Pisos.
A
arquitetura do empreendimento procura contemplar grandes vãos,
com altura considerável. Como consequência, veio a
opção por adotar tecnologias atuais, como vidros na
fachada (que proporcionam ventilação e iluminação
condizente
com a dimensão da edificação), telhas autoportantes
(por definirem estrutura limpa para o telhado, em virtude da dimensão
dos vãos), e o piso diferenciado para a área de depósito
(solucionando a questão das juntas de retração
e diminuindo sensivelmente a possibilidade de surgimento de fissuras
no futuro). O resultado desse planejamento em termos de projeto
e escolha de materiais é a possibilidade de uma utilização
muito mais eficiente dos espaços.
Aliás,
planejamento é a palavra de ordem no caso do piso industrial,
que acabou se transformando no pavimento com maior dimensão
executado numa única concretagem em todo o Brasil.
Para
o eng. Wagner Gasparetto, diretor da LPE Engenharia, esta marca
acaba sendo simbólica para o segmento da construção
civil. "Sem dúvida, foi um grande desafio para toda
a cadeia (fornecedores de materiais e mão-de-obra, projetista
e inclusive o cliente), o que demonstra que, apesar de termos grandes
conhecimentos técnicos sobre os pavimentos de concreto, ainda
podemos evoluir muito, ousando com segurança, reduzindo o
consumo de recursos naturais e também os financeiros e o
mais importante, desenvolvendo projetos diferenciados para atender
necessidades específicas dos clientes, através do
uso de metodologias arrojadas, fornecendo um incremento de valor
aos trabalhos realizados". A fim de evitar problemas futuros,
os projetistas tomaram o cuidado de desenvolver e apresentar diversos
parâmetros de traço de concreto. "Para viabilizar
o projeto, precisávamos que o concreto apresentasse características
de baixa de retração, elevada resistência a
abrasão, condições favoráveis para obtenção
dos índices de planicidade e nivelamento necessários
para operação e boas características para facilitar
o lançamento e acabamento", explica o engenheiro.
De
acordo com os projetistas, o objetivo de se evitar a presença
de juntas de concretagem e a economia de tempo foram as principais
razões para a decisão de concretar todo o piso num
único dia.
A existência de uma placa de piso industrial com essas dimensões
também só foi possível com a incorporação
de uma série de soluções tecnológicas,
como o uso das telas soldadas e de equipamentos de espalhamento
e vibração, do tipo laser screed, além de uma
grande logística de abastecimento de concreto.
"Todo
esse trabalho só foi possível pelo fato de o cliente
entender a importância da elaboração de um excelente
planejamento, que, sem dúvida, tem início com a elaboração
de um projeto de pavimento de concreto. Diversas são as tecnologias
e muitas são as oportunidades de otimizar e oferecer uma
solução adequada para cada obra, mas, lamentavelmente,
apenas 40% dos pavimentos de concreto são feitos com uma
formalização técnica, que deve ser entendida
como um projeto elaborado por uma empresa focada no tema, recolhimento
de ART e emissão de memorial técnico contendo todos
os parâmetros de desempenho dos materiais e itens de controle
da execução", avalia o eng. Gasparetto.
No
total foram consumidos na obra aproximadamente 680 m³ de concreto
com especificação de fck 30 MPa e 38 t de telas soldadas
dos tipos Q138 e Q283.
|