Pré-fabricados e Telas Soldadas: a tecnologia ganha espaço na Construção Civil

Além da propagada agilidade, esse sistema oferece um conjunto bem maior de benefícios

De acordo com números da ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, nos últimos dois anos vem ocorrendo um crescimento significativo do segmento de préfabricados de concreto, maior, inclusive, que o próprio consumo de cimento. Mais do que os números em si, esse dado revela que os construtores brasileiros estão entendendo melhor os benefícios que a opção por um sistema de construção industrializada pode trazer para qualquer empreendimento.

Segundo o eng. Laércio Souza Gil, gerente geral de operações da Munte Construções Industrializadas, "antes, os pré-fabricados eram vistos somente como uma solução rápida. Hoje, o mercado aprendeu a entender e enxergar que existe muito mais valor agregado nessa solução do que somente o prazo: racionalização, redução de desperdícios e entulho, precisão dimensional, fidelidade ao projeto e, principalmente, a única forma de migrar para a industrialização da construção".

A Munte é uma das principais empresas do segmento no país, oferecendo solução variadas para edifícios multipisos e industriais, lajes alveolares, fachadas arquitetônicas, fundações, pré-moldados em canteiros, pré-vigas, pré-lajes e escadas.

Seu principal destaque é o Sistema Construtivo Vertical Munte, que consiste na utilização de peças parcialmente préfabricadas em conjunto com peças moldadas no local, permitindo beneficiar-se da eliminação de grande parte das etapas de forma e cimbramento, sem abrir mão da conveniente rigidez e hiperestaticidade das estruturas monolíticas. O concreto pré-fabricado e suas superfícies apresentam, ainda, elevado padrão de qualidade, devido ao intenso controle e ao sistema de formas aplicados na fabricação.

A eficácia do sistema construtivo é garantida pelas soluções específicas desenvolvidas pela Munte para projeto, fabricação, transporte, montagem e as demais etapas de execução no canteiro. Com isto, a solução obtém o necessário
enfoque sistêmico, com compatibilidade entre todas as etapas de execução da estrutura.

A evolução para sistemas industrializados de construção é especialmente importante no Brasil, uma vez que nossos índices de produtividade ainda são bastante baixos se comparados com os Estados Unidos e países da Europa e, até mesmo, em relação a outros países sul-americanos. Isso se dá, primordialmente, em função do baixo grau de racionalização nas construções.

O eng. Laércio avalia que é muito difícil traduzir em números os benefícios proporcionados pela construção industrializada, até porque, os resultados variam de acordo com as características de cada empreendimento.

Entretanto, tomando como base casos pontuais, a Munte consegue obter reduções nos custos globais entre 5 e 20% (obra pronta não somente estrutura).

Esses bons resultados são obtidos também pela adoção de soluções baseadas na tecnologia, que acabam sendo incorporadas ao sistema construtivo industrializado, como é o caso das telas soldadas. Esse produto substitui com inúmeras vantagens as antigas armações obtidas através de vergalhões de ferro amarrados manualmente.

De maneira geral, as telas soldadas se caracterizam por oferecer agilidade, redução de gastos com mão-de-obra, precisão e uniformidade.

Nos sistemas construtivos da Munte as telas soldadas são utilizadas na execução das telhas de concreto, que são produtos de uma espessura pequena e exigem uma armação muito bem posicionada e dobrada, para que o cobrimento de Norma seja atendido. "Comprar a tela soldada cortada e dobrada, sempre da mesma forma, nos permite garantir o correto e perfeito posicionamento da tela e, com isso,
atender aos cobrimentos e, por conseqüência, garantir a durabilidade da obra. Esse produto também nos ajudou muito na melhoria de produtividade na produção das telhas", explica o gerente de operações.

A Munte também emprega as telas soldadas quando há necessidade de capeamento de lajes alveolares na obra. Na avaliação dos engenheiros, a produtividade da armação melhora muito com essa técnica.

"Com essa integração entre o sistema industrializado de construção e as telas soldadas, o grande ganho é de produtividade e velocidade na execução dos serviços. Os nossos clientes esperam de nós velocidade como default e as
telas atuam nessa linha", comenta Laércio Gil.

Os bons resultados obtidos principalmente nos grandes centros urbanos têm propiciado um interesse crescente por parte dos empreendedores brasileiros pela industrialização na construção civil, revelando um processo irrerversível no sentido do predomínio de sistemas construtivos baseados na racionalização, precisão, qualidade e produtividade.

Bom para o Brasil, que se tornará cada vez mais competitivo nesse segmento e melhor ainda para os consumidores, que se beneficiarão dessas mudanças.

 

 
 
     
 
voltar