Visando
otimizar o tempo de execução das obras e evitar
desperdícios, a construtora Tecco Engenharia tem procurado
se diferenciar pelo investimento em tecnologia. Para tanto, a
empresa destina parte de sua receita ao acompanhamento permanente
das tendências do mercado nacional e internacional através
da participação em feiras e eventos e também
com a realização de estudos sobre novas técnicas
construtivas.
Essa
filosofia vem sendo colocada em prática em todas as
obras executadas pela Tecco, como o Condomínio Residencial
Bosque das Flores, na cidade de Osasco. O empreendimento é formado
por três torres de 16 pavimentos, compreendendo cerca de
20.000 m2 de área construída, em um terreno de 7.100
m2.
Nessa obra, a construtora está utilizando um método
construtivo industrializado, baseado em alvenaria estrutural e
na utilização de equipamentos de grande porte, como
pórtico rolante e grua, para a fabricação
no próprio canteiro de obras, de peças pré-moldadas
em concreto, como pré-lajes e escadas.
As
pré-lajes têm espessura de 4 cm, com armação
simples com telas soldadas. São utilizados perfis metálicos
trapezoidais, a fim de limitar a espessura definida para o concreto
e a armação de telas. Na pré-laje já são
marcados os pontos para passagem de tubulações elétrica
e hidráulica.
Por
conta do bom espaço no canteiro de obras, a Tecco criou
um verdadeiro pátio de construção de lajes
onde, numa linha de produção, as telas são
posicionadas nas fôrmas, as lajes são concretadas
e, com o auxílio do pórtico rolante, são empilhadas
uma sobre a outra, para serem posteriormente içadas com
grua até o pavimento em que serão definitivamente
instaladas.
Depois que essa pré-laje é posicionada sobre a alvenaria
e escoras, ela recebe um capeamento complementar de concreto,
também
com armação de telas soldadas, formando a laje
concluída,
que apresenta espessura total de 9 cm. A especificação
do concreto para as pré-lajes é de fck 25 MPa.
Já o
capeamento tem fck de 20 MPa.
Segundo
a engenheira responsável
pela obra, Sandra Regina Souza, a opção por
trabalhar com pré-lajes
pré-moldadas, se deve principalmente a possibilidade
de utilizar a grua como apoio para as três torres. "A
pré-moldagem
da laje completa seria complicada por conta do peso a ser
transportado, o que demandaria outros equipamentos e encareceria
a obra. Já a
moldagem in loco, para esse empreendimento, certamente
seria menos ágil.
Portanto, o sistema que escolhemos foi o que apresentou
a melhor relação custo-prazo", analisa.
Como
parte desse processo de desenvolvimento tecnológico,
a construtora chegou a um cronograma que prevê a
execução
da estrutura de cada pavimento em sete dias. Ainda assim,
com um trabalho integrado estão conseguindo realizar
esse trabalho em quatro dias e meio.
A
eng. Sandra Regina explica que os quatro dias são divididos
da seguinte forma: meio-dia para marcação;
dois dias para elevar a alvenaria; meio-dia para montagem
das pré-lajes;
um dia para armação e distribuição
da parte elétrica; e meio-dia para concretagem
e acabamento da laje.
Para
alcançar esse resultado,
a utilização
das telas soldadas na armação das lajes
e pré-lajes é fundamental,
pela agilidade que oferecem. "Nós não
conseguiríamos
manter nosso cronograma se tivéssemos que cortar
e amarrar os vergalhões. Quando vamos fazer
a concretagem, a maior parte das telas já vem
exatamente nos tamanhos que necessitamos e os poucos
cortes são facilmente realizados, o que nós
dá um ganho enorme de tempo e mão-de-obra",
comenta a engenheira.
Segundo cálculos dos construtores, a montagem de uma pré-laje
com telas soldadas é feita em, no máximo,
meio dia. Já no caso do vergalhão,
seriam necessários
entre dois e três dias para realizar a mesma
atividade, sem contar a quantidade de material que é desperdiçado
pela necessidade constante de corte.
O
total de telas soldadas utilizadas chega a 60 t, distribuídas
entre os seguintes modelos: Q138, EQ75, EQ92, EQ138,
ET 92. Já o
total de concreto dosado em central utilizado na
obra chega a aproximadamente 4.000 m3.
A
obra do Condomínio Residencial Bosque das Flores
teve início em dezembro de 2003 e a previsão
dos construtores é de
que o empreendimento esteja totalmente concluído
em dezembro de 2005.
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