Lazer
e consumo: mais um Shopping na cidade de Santos
Tela
soldada alia-se à tecnologia do maior empreendimento da região
No final
deste ano, a cidade de Santos (no litoral paulista) ganhará um novo
hipermercado que integrará, até abril do ano 2000, o Praiamar Shopping
Center. Serão 100 mil m2 que compreenderão cerca de 200
lojas, estacionamento com mais de 2.500 vaga, 12 salas de cinema,
áreas de lazer e diversão, praça de alimentação, além de um Centro
Médico com aproximadamente 3 mil m2 Com o objetivo de
estimular o fluxo de consumidores, foram projetados 12 escadas rolantes,
4 elevadores de carga, 2 elevadores panorâmicos e um hall de entrada
com 1.600 m2.
Trata-se
do maior empreendimento imobiliário da região e, no momento, encontra-se
na fase final de execução da estrutura, sendo que estão em andamento
os serviços de alvenaria de vedação, impermeabilização, revestimentos
externos, instalação hidráulica - sanitária e iniciando-se as instalações
eletromecânicas.
Procurando
obter os melhores resultados técnicos e sócio-econômcos, os empreendedores
Armênio Mendes e Américo Mendes, ao lado dos engenheiros responsáveis
pela obra Marivaldo Guimarães Touça Júnior, Cláudio da Rocha Santos
e Carlos Kapins, da Miramar Empreendimentos Imobiliários, explicam
que toda etapa de estrutura foi realizada com as fundações profundas
(estaqueamento) e concreto armado (num volume de 34 mil m3)
e a tecnologia adotada na estrutura foi o concreto moldado in loco,
aproveitando toda a mão-de-obra existente e desenvolvida pela Miramar.
A alvenaria está sendo executada com blocos de concreto, assentada
e revestida externamente com argamassa pronta.
Proteção
mecânica com tela soldada
Por
conta da previsão de constante tráfego de veículos sobre o piso
de cobertura (que servirá como estacionamento do Shopping), a Miramar
optou pela impermeabilização da laje com manta asfáltica (5mm),
além da execução de uma proteção mecânica. Neste caso, como a manta
não podia ficar exposta à insolação excessiva (pelo risco de ocorrerem
bolhas de ar que danificassem a impermeabilização), a proteção mecânica
precisou ser executada com extrema rapidez, logo após o teste de
estanqueidade.
Essa
proteção mecânica foi constituída de uma camada de 3cm de concreto
celular de 18 Mpa (para evitar agredir a manta) e uma camada de
4cm de concreto com pedrisco de 18 MPa com armadura de tela soldada.
Segundo
a equipe de engenheiros, a utilização da tela soldada foi fundamental
nesse processo por proporcionar a exigida velocidade na execução
da armadura (considerando sobretudo o período de chuvas), além de
garantir o controle do fissuramento da proteção mecânica. O uso
da tela soldada reduziu, ainda, o custo da mão-de-obra no preparo
da armadura usada na proteção mecânica. Com este procedimento, os
engenheiros conseguiram que a proteção mecânica da manta ficasse
como parte colaborante na placa de piso do estacionamento. Foram
utilizadas no processo aproximadamente 40t de tela soldada do tipo
Q 75.
O corpo
técnico, composto pelos 3 engenheiros responsáveis da obra, explica
que optou, ainda, pela concretagem das 2 camadas da proteção mecânica
com pequena diferença de tempo entre as aplicações, afim de se evitar
juntas frias entre os concretos.
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