Peças
já são utilizadas até na construção
de passagens de nível
Apesar de já existirem no mercado brasileiro há cerca
de 10 anos, as galerias celulares de concreto armado, cujas peças
pré-fabricadas são comumente chamadas de aduelas,
ainda são pouco conhecidas do grande público consumidor.
Em
termos práticos, as aduelas são uma excelente alternativa
para canalização de águas pluviais em relação
aos já eficientes tubos de concreto, nas situações
em que estes já não são perfeitamente adequados,
tanto em termos de desempenho, quanto de custos. É o caso,
por exemplo, de trechos de bacias hidrográficas em que a
vazão exija a utilização de mais de um tubo.
Comparativamente,
os tubos de concreto normais possuem diâmetro até 2,0
m. Acima disso, são necessários tubos especiais, com
características e preços diferenciados. É aí
que entram as aduelas, que atingem larguras de até 4,5 m,
por cerca de 3,5 m de altura. As aduelas podem ser encontradas em
três tipos:
. aduelas abertas (em formato de U, V ou L) - indicadas para canais
a céu aberto;
. aduelas fechadas (quadradas ou retangulares) - adequadas para
situações enterradas, tais como tubos;
. aduelas ovóides (feitas especialmente para suportar altas
carga) - utilizadas em situações onde existem altos
aterros.
Segundo
a especialista na fabricação de aduelas, eng. Elizabeth
Aparecida Ferreira, da Triângulo Engenharia e Consultoria,
outra vantagem das aduelas é que não precisam trabalhar
com muita espessura de aterro, podendo até mesmo em alguns
casos serem utilizadas sem aterro, funcionando como lajes.
"Isso
ocorre porque a aduela é calculada como uma peça estrutural.
O produto ainda não é normatizado, mas estamos atuando
juntamente para esclarecer tanto fabricantes quanto consumidores
sobre as indicações corretas do produto. Nós
também estamos tentando padronizar uma modulação
de largura e altura a cada 0,5 m, com comprimento de 1 m, e que
se possa fornecer a carga máxima que a aduela pode suportar.
Um ponto importante é que toda aduela, por se tratar de elemento
estrutural, deve ter um projeto para cada uso". Esse trabalho
de elaboração das normas sobre aduelas vem sendo desenvolvido
pela ABTC, sob coordenação do eng. Luiz Henrique Sales
Sartori, com a elaboração de projetistas, empresas
e diversas entidades do segmento de construção, como
IBTS e ABCP.
As
aduelas são fixadas pelo sistema de encaixe macho-fêmea,
com total capacidade de vedação. O fato de serem produzidas
com 1 m de comprimento também é favorável,
pois as ligações funcionam como juntas, uma vez que
o concreto normalmente dilata e retrai.
Ao
contrário de outros produtos, as aduelas são produzidas
somente por encomenda, depois de se analisar o projeto estrutural
da obra. O concreto das aduelas deve apresentar especificação
de fck de, no mínimo, 32 MPa e ter sua resistência
permanentemente acompanhada através de ensaios de laboratório.
A
tela soldada é utilizada na armadura e considerada parte
fundamental na fabricação das aduelas. "As telas
facilitam porque se a armadura fosse feita com barras de aço,
a demora na montagem dessas peças seria muito grande. No
caso das telas trabalha-se com uma armadura industrializada, que
chega pronta na indústria que irá produzir produzir
as aduelas, restando apenas o corte nas dimensões e a dobra
para montagem da seção, de acordo com o projeto estrutural",
explica a engenheira.
Na
avaliação de Elizabeth Rischi, "para viabilizar
a fabricação de aduelas, é necessária
a produção de várias peças por dia.
Esse objetivo só é atingido com facilidade na montagem,
na execução e a garantia da qualidade do produto,
o que é facilmente conseguido com a tela, que é uniforme,
tem espaçamentos corretos, sem qualquer possibilidade de
falha, o que me dá garantias de colocação dessa
ferragem Ela vai estar colocada no local exato onde eu preciso,
evitando ao máximo a possibilidade de fissuração".
Outro
bom resultado que pode ser obtido com a tela é a possibilidade
de substituição das barras de aço por telas
soldadas nos reforços de canto, utilizando-se para isso as
pequenas sobras da própria tela racionalizando os cortes.
Até
hoje ainda se trabalha , principalmente nas estradas, com galerias
para águas pluviais feitas no próprio local. Esse
processo dificulta a execução, porque é necessário
contar com uma quantidade grande de funcionários para preparar
toda a armação e as fôrmas laterais, aumentando
em muito o tempo para a conclusão dessa obra. No caso das
aduelas, as peças já vêm prontas, de maneira
uniforme, são encaixadas com facilidade, utilizando-se pouca
mão-de-obra e liberando a obra rapidamente.
A
ampla variedade de utilizações das aduelas chega ao
ponto de essas peças já terem sido usadas até
mesmo deitadas, como fôrmas para base de torres de distribuição
de energia elétrica de alta tensão, em locais de difícil
acesso.
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