Siderúrgica utiliza pavimento armado para tráfego de caminhões

As obras de ampliação da unidade de uma siderúrgica no Rio de Janeiro têm como um dos destaques
a execução de quase 8.600 m
² de pavimento de concreto estruturalmente armado


A obra compreende a ampliação de três galpões para armazenagem, num total de 1.600 m² de área construída além da construção de um pátio, que também servirá para armazenagem e área de circulação viária.


A área total de piso estruturalmente armado para o pátio da expedição compreende 6.971 m², e a obra está dividida em duas etapas: na primeira fase, realizada no último mês de agosto pela Construtora Aceplan, foram concretados 2.290 m² de piso. Já a segunda fase, que contemplará os demais
4.681 m², está aguardando contratação.

O piso que está sendo executado servirá prioritariamente para tráfego de carretas e empilhadeiras, e foi projetado para dar conta de uma sobrecarga rodoviária de caminhões classe 45.

Segundo o eng. Gilberto José Sanchez, projetista da obra, a opção pelo pavimento estruturalmente armado se deu em virtude da resistência oferecida por este tipo de aplicação. "Como se trata de uma região de pátio, com muitas curvas e tráfego constante de carretas, a possibilidade de uso do pavimento asfáltico foi descartada, porque haveria um desgaste muito maior do piso".

O piso está sendo concretado em placas, com dimensões de 4,50 m x 6,00 m, com armadura dupla de telas soldadas. O concreto utilizado apresenta especificação de fck 30 MPa, sem aditivos.

Na preparação do solo trabalhou-se da seguinte forma: terreno natural CBR 10%, base de 500 mm de espessura de escoria compactada com mix de 40% de escoria fina e 60% de escoria grossa.

Segundo os construtores, a tela soldada é fundamental para a execução desse tipo de pavimento industrial, principalmente pelo ganho de tempo na execução do piso. Outros benefícios oferecidos pela tecnologia das telas soldadas são a qualidade da armação e a uniformidade proporcionada.

Como servirá basicamente para tráfego de caminhões pesados, o acabamento do piso foi apenas sarrafeado e as preocupações com nivelamento estiveram restritas as declividades necessárias para ruas e canaletas.

Nessa obra da unidade siderúrgica foram utilizados 182 t de telas soldadas do tipo Q 636, nas dimensões de
6,00 m x 2,45 m.



 

 
 
     
 
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