A
obra compreende a ampliação de três galpões
para armazenagem, num total de 1.600 m² de área
construída além da construção de
um pátio, que também servirá para armazenagem
e área de circulação viária.
A área
total de piso estruturalmente armado para o pátio da
expedição compreende 6.971 m², e a obra
está dividida em duas etapas: na primeira fase, realizada
no último mês de agosto pela Construtora Aceplan,
foram concretados 2.290 m² de piso. Já a segunda
fase, que contemplará os demais
4.681 m², está aguardando
contratação.
O
piso que está sendo executado servirá prioritariamente
para tráfego de carretas e empilhadeiras,
e foi projetado para dar conta de uma sobrecarga rodoviária
de caminhões classe 45.
Segundo
o eng. Gilberto José Sanchez, projetista da obra, a
opção pelo pavimento estruturalmente armado se
deu em virtude da resistência oferecida por este tipo
de aplicação. "Como se trata de uma região
de pátio, com muitas curvas e tráfego constante
de carretas, a possibilidade de uso do pavimento asfáltico
foi descartada, porque haveria um desgaste muito maior do piso".
O
piso está sendo concretado em placas, com dimensões
de 4,50 m x 6,00 m, com armadura dupla de telas soldadas. O
concreto utilizado apresenta especificação de
fck 30 MPa, sem aditivos.
Na
preparação do solo trabalhou-se da seguinte forma:
terreno natural CBR 10%, base de 500 mm de espessura de escoria
compactada com mix de 40% de escoria fina e 60% de escoria
grossa.
Segundo
os construtores, a tela soldada é fundamental para a
execução desse tipo de pavimento
industrial, principalmente pelo ganho de tempo na execução
do piso. Outros benefícios oferecidos
pela tecnologia das telas soldadas são a qualidade da armação
e a uniformidade proporcionada.
Como
servirá basicamente para tráfego de caminhões
pesados, o acabamento do piso foi apenas
sarrafeado e as preocupações com nivelamento estiveram
restritas as declividades necessárias
para ruas e canaletas.
Nessa
obra da unidade siderúrgica foram utilizados 182 t de
telas soldadas do tipo Q 636, nas
dimensões de
6,00 m x 2,45 m.
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