Telas
soldadas em praça de pedágio
Tecnologia
agiliza construção de
pavimento rígido
A
SPVias - Rodovias Integradas do Oeste S/A, concessionária
que administra e opera o maior trecho de rodovias em extensão
do país (515,7 km) está utilizando telas soldadas
na construção do pavimento estruturalmente armado
de cinco novas praças de pedágio.
As praças de pedágio de Avaré, no km 240,3
da Rodovia João Mellão (SP-255), e de Quadra, no km
158,3 da Rodovia Castelo Branco (SP-280) foram liberadas para o
tráfego no mês de setembro; e as praças de pedágio
de Tatuí, na Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127),
no km 128,9; Itapetininga, também na SP-127, no km 133,9;
e Capão Bonito (SP-127), no km 196,7, devem estar com as
obras concluídas no mês de novembro próximo.
O
pavimento estruturalmente armado ocupa, em cada praça de
pedágio, uma faixa de 50 m de largura por toda a extensão
das praças, totalizando mais de 7.700 m2. O pavimento foi
executado sobre o solo de CBR maior ou igual a 10%, com uma sub
base de concreto rolado de 15 cm de espessura, sobre ela foi colocada
uma armadura dupla em telas soldadas, sendo a superior do tipo Q
138 e a inferior Q 283, e 12,5 cm de espessura de concreto com fck
de 25 MPa.
A
utilização das telas soldadas no pavimento de concreto
deveu-se à indicação dos técnicos da
própria concessionária. Segundo o gerente de projetos
da SPVias, Eng. Nívio Novoa Graf Júnior, a opção
pelas telas soldadas na construção do pavimento rígido
justifica-se pelas vantagens técnicas e econômicas,
principalmente em termos de agilidade na construção
e confiabilidade oferecidas.
"Quando
você quer armar um pavimento, evidentemente que é muito
mais rápido a utilização da tela, se compararmos
com outras opções. A tela já vem pronta e nos
oferece garantia de qualidade, praticidade e rapidez na construção",
explica o engenheiro.
Concessionárias
investem em durabilidade
Além
das praça de pedágio, a concessionária, em
virtude das diversas obras de arte a serem executadas nas rodovias
que administra, tem a expectativa de ampliar a utilização
de tela soldada, por exemplo, em lajse de pontes e viadutos.
Na
avaliação do gerente de projetos da SPVias, graças
ao processo de privatização - que repassa a administração
das rodovias para concessionárias por longo período
de tempo (20 anos no caso da SPVias) - essas empresas têm
optado por tecnologias construtivas que privilegiam a qualidade
e durabilidade das obras executadas, beneficiando, consequentemente,
os usuários.
A
concessionária SPVias começou a operar no mês
de fevereiro e é formada pelas construtoras Planova e Varca
Scatena. A empresa pretende investir R$ 491 milhões em obras
e serviços promovendo a modernização da malha
rodoviária que administrará pelos próximos
20 anos. Entre as obras previstas, destacam-se: duplicação
de 118 km de faixas de rolamento, construção de dispositivos
de entrocamento e retorno operacionais.
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