Telas soldadas em praça de pedágio

Tecnologia agiliza construção de
pavimento rígido

A SPVias - Rodovias Integradas do Oeste S/A, concessionária que administra e opera o maior trecho de rodovias em extensão do país (515,7 km) está utilizando telas soldadas na construção do pavimento estruturalmente armado de cinco novas praças de pedágio.

As praças de pedágio de Avaré, no km 240,3 da Rodovia João Mellão (SP-255), e de Quadra, no km 158,3 da Rodovia Castelo Branco (SP-280) foram liberadas para o tráfego no mês de setembro; e as praças de pedágio de Tatuí, na Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127), no km 128,9; Itapetininga, também na SP-127, no km 133,9; e Capão Bonito (SP-127), no km 196,7, devem estar com as obras concluídas no mês de novembro próximo.

O pavimento estruturalmente armado ocupa, em cada praça de pedágio, uma faixa de 50 m de largura por toda a extensão das praças, totalizando mais de 7.700 m2. O pavimento foi executado sobre o solo de CBR maior ou igual a 10%, com uma sub base de concreto rolado de 15 cm de espessura, sobre ela foi colocada uma armadura dupla em telas soldadas, sendo a superior do tipo Q 138 e a inferior Q 283, e 12,5 cm de espessura de concreto com fck de 25 MPa.

A utilização das telas soldadas no pavimento de concreto deveu-se à indicação dos técnicos da própria concessionária. Segundo o gerente de projetos da SPVias, Eng. Nívio Novoa Graf Júnior, a opção pelas telas soldadas na construção do pavimento rígido justifica-se pelas vantagens técnicas e econômicas, principalmente em termos de agilidade na construção e confiabilidade oferecidas.

"Quando você quer armar um pavimento, evidentemente que é muito mais rápido a utilização da tela, se compararmos com outras opções. A tela já vem pronta e nos oferece garantia de qualidade, praticidade e rapidez na construção", explica o engenheiro.

Concessionárias investem em durabilidade

Além das praça de pedágio, a concessionária, em virtude das diversas obras de arte a serem executadas nas rodovias que administra, tem a expectativa de ampliar a utilização de tela soldada, por exemplo, em lajse de pontes e viadutos.

Na avaliação do gerente de projetos da SPVias, graças ao processo de privatização - que repassa a administração das rodovias para concessionárias por longo período de tempo (20 anos no caso da SPVias) - essas empresas têm optado por tecnologias construtivas que privilegiam a qualidade e durabilidade das obras executadas, beneficiando, consequentemente, os usuários.

A concessionária SPVias começou a operar no mês de fevereiro e é formada pelas construtoras Planova e Varca Scatena. A empresa pretende investir R$ 491 milhões em obras e serviços promovendo a modernização da malha rodoviária que administrará pelos próximos 20 anos. Entre as obras previstas, destacam-se: duplicação de 118 km de faixas de rolamento, construção de dispositivos de entrocamento e retorno operacionais.

 

 
 
     
 
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