Ibirapuera terá megaempreendimento hoteleiro

Tela soldada agiliza construção no sistema de obra montada

A região da Avenida Ibirapuera, uma das mais valorizadas da cidade de São Paulo, receberá brevemente um megaempreendimento na área de business travel: o Convention Corporate Plaza. Formado por três torres: Plaza I e Plaza II (que abrigarão flats 4 e 5 estrelas), e Comercial State (composta de conjuntos comenciais e centro de convenções), o empreendimento tem como principal diferencial reunir, num mesmo lugar, uma completa infraestrutura para eventos e convenções, centro comercial de alto padrão e a excelência em serviços de hotelaria.

O terreno onde está sendo construído o empreendimeto ocupa um quarteirão (10 mil m2), de frente para a avenida e ao lado do Shopping Center Ibirapuera. A área construída totalizará 74 mil m2. Cada torre terá 18 pavimentos mais três subsolos. No Plaza II estão sendo construídos 256 apartamentos e no Plaza I 400 unidades.

A administração do complexo estará a cargo da rede Blue Tree Caesars Towers, que já coordena cerca de 40 empreendimentos hoteleiros espalhados por todo o país. As obras estão sendo executadas pela Construtora INPAR , com mais de 30 anos de experiência no setor imobiliário, principalmente no segmento de flats.

Arquitetura e conforto

O projeto do empreendimento é do arquiteto José Lucena e o projeto estrutural foi desenvolvido pelo escritório França e Associados. As três torres possuem formas clássicas com colunas e capitéis, destacando na fachada placas pré-moldadas de concreto jateado (fabricadas pela Stamp) e cortinas de vidro.

A torre comercial terá um centro de convenções completo, com capacidade total para mais de 1.500 pessoas . O Convention Corporate Plaza contará também com um sofisticado complexo para ginástica, com know how internacional.

As obras foram iniciadas em 1999, com a execução das paredes diafragma e as escavações. No começo deste ano foi iniciado o trabalho de fundação. Segundo o Eng. André Luiz Denoni, coordenador de obras da INPAR, os trabalhos estão num rítmo muito forte porque a construtora optou pela solução de montagem modular, usando escoramento metálico, fôrmas e painéis de alumínio leve. "Estamos apostando tudo no sistema de montagem, que é muito rápido. Montamos um pano de laje de 900 m2 em um único dia. Então, praticamente não se utilizou compensado na obra", explica o engenheiro.

Seguindo o sistema de obra montada, a sequência dos trabalhos de construção prevê inicialmente a montagem das fôrmas, depois a montagem dos painéis de fachada, das vedações internas com dry wall e, por último, a montagem dos sistemas de instalação elétrica e hidráulica.

"Praticamente não se tem mão-de-obra localizada, mas sim kits prontos que são instalados e montados", enclarece o Eng. André Luiz. Nesse sentido, a opção pela tecnologia das tela soldadas é natural, uma vez que as armaduras já chegam ao canteiro de obras prontas para serem colocadas sobre as fôrmas. Na obra do Convention Corporate Plaza, estão sendo utilizadas 70 t de telas soldadas, dos tipos EQ 92 e Q 138, nas lajes das três torres e no piso do 3º subsolo.

Na avaliação do Eng. Ubirajara Martins Mesquita, gerente da obra, a facilidade de organização do canteiro de obras, e, principalmente a rapidez na montagem das telas soldadas permitiram que se dedicasse mais tempo ao controle da qualidade da laje: "Eu ganho em tempo para conferência de outros itens, melhorando a qualidade da armadura da laje", analisa.

Outra solução colocada em prática foi a substituição dos "caranguejos" por treliças de aço. Segundo o Eng. Ubirajara Mesquita, "foi uma idéia que surgiu e está sendo muito útil, porque acabávamos fazendo caranguejos com 60 cm, 70 cm e eles sempre cediam um pouco nos vãos, o que não acontece com a treliça, que nos oferece uma condição melhor de trabalho".

Business travel em expansão

O concreto utilizado nas vigas e lajes tem especificação de fck 30 MPa. A expectativa dos construtores é de que utilizem na estrutura das três torres cerca de 16.500 m3 de concreto, sendo que 40% desse total destinou-se unicamente aos subsolos, que ocupam a totalidade da área do terreno.

O segmento business travel em São Paulo está em franca expansão. Segundo a fundação São Paulo Convention & Visitors Bureau, cerca de 2/3 de todo o fluxo receptivo de turismo em São Paulo está direcionado para o segmento de negócios. De acordo com os dados, dentre os mais de 40 mil eventos anuais motivados por negócios, 80% ocorrem em centros de convenções de hotéis ou flats.

A previsão da Construtra INPAR é de que as três fachadas estejam concluídas em janeiro de 2001 e a obra completa seja entregue em outubro do mesmo ano.

 

 
 
     
 
voltar