Tecnologia na construção
de complexo médico

Edifícios usam tela soldada em lajes

Os moradores do valorizado bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, estão prestes a ganhar um empreendimento de Primeiro Mundo na área médica. A Klacon Engenharia iniciou em julho de 1999 a construção do Barra Life Medical Center, que tem previsão de conclusão em dezembro de 2001. O objetivo é atender a uma população que já atinge 200 mil habitantes e possui padrão de renda três vezes superior à média do município.

O empreendimento, totalmente destinado à área médica, ocupa 15.830m2 de área construída e é constituído de dois blocos, compostos de: subsolo (com 237 vagas na garagem), térreo (lojas no bloco 1 e administração no bloco 2), primeiro, segundo e terceiro pavimentos (168 salas para consultórios, incluindo o Day Hospital). O projeto arquitetônico é de autoria da RAF Arquitetura, e o projeto estrutural foi desenvolvido pelo escritório do Eng. Homero Mastrogiovanni.

Baseado nos conceitos de qualidade total, o Day Hospital contará com amplos centros cirúrgicos, dotados de modernos equipamentos; suporte clínico pré e pós operatório; equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares; propiciando consultas e práticas cirúrgicas em um mesmo local.

Entre outras facilidades, o Barra Life Medical Center será dotado de centro de convenções; central de governança e enfermagem; tecnologia de informação IBM de última geração (smart building); redes de internet e intranet; central de marcação de exames; central de apoio informatizada; pager para localização dos pacientes; praça de alimentação; praça de eventos; agências bancárias; salas de reunião e área de lazer infantil.

Tela soldada proporciona produtividade e praticidade

Tendo em vista os vãos livres de até 9 m que caracterizam a construção, o processo adotado pela Klacon foi o de lajes planas (sem vigas e capitel), devido à praticidade de execução, além da beleza estrutural proporcionada.

Nas paredes internas, o sistema adotado será de dry wall com tratamento acústico (nos consultórios) e alvenaria em blocos de concreto (nas lojas). Externamente, as paredes serão em blocos de concreto. Os acabamentos em geral (pisos e revestimentos internos e externos) serão uma mistura entre granito, cerâmica, ACM, glazing, e esquadrias em alumínio.

A decisão de optar pelas telas soldadas para armação das lajes do Barra Life partiu da diretoria da Klacon, visando maior produtividade e agilidade na execução da armadura. Segundo o Eng. Celso Marins de Carvalho, supervisor da obra, " primeiramente, as lajes foram detalhadas com vistas a utilização da armadura convencional. Depois, em virtude das vantagens apresentadas, é que se optou por tela soldada. O ganho pôde ser verificado na organização, velocidade, limpeza e simplicidade na montagem".

Em linhas gerais, as lajes foram executadas com armadura dupla (positiva e negativa) em tela soldada. No total, estão sendo consumidas 130 t de telas.

"A vantagem encontrada pela Klacon na opção pela tela foi técnica, em vista dos bons resultados alcançados em comparação com a armadura convencional. A utilização das telas sempre confere uma redução no prazo de execução, fácil manuseio, estocagem e montagem, redução no custo de mão-de-obra e eliminação de arame para amarração, dentre outras economias não mensuradas", conclui o Eng. Celso Marins.

A Klacon Engenharia atua há 19 anos nas áreas de incorporação e construção e já utilizou as telas soldadas em outros empreendimentos, como o Quality Shopping Jacarepaguá, em que a tela foi usada em função da pouca espessura das lajes e da praticidade proporcionada.

 

 
 
     
 
voltar