A partir
de 2005 os turistas e amantes do samba não precisam
mais voltar suas atenções para o Rio de Janeiro
apenas no período do Carnaval. É que a Prefeitura
do Rio está construindo a Cidade do Samba, complexo
de 93 mil m2 que concentrará as atividades de preparação
do carnaval carioca, além de abrigar diversos desfiles,
shows e eventos ao longo do ano.
O empreendimento está sendo executado no bairro da Gamboa
e faz parte do conjunto de obras do Plano de Recuperação
e Revitalização da Região Portuária.
O projeto da Cidade do Samba é dos arquitetos João
Uchoa e Victor Wanderley, idealizado para a Liga Independente
das Escolas de Samba (Liesa), e prevê a centralização
das principais atividades do carnaval em um único local,
incluindo desde a montagem e operação de carros
alegóricos até a confecção de adereços,
fantasias e outros produtos, criando assim, um novo fluxo turístico
permanente na cidade.
A Cidade
do Samba é composta de 14 galpões, que
vão abrigar os barracões das escolas de samba do
Grupo Especial, além de duas lonas, uma para espetáculos
e outra para exposições, edifício garagem
e prédio administrativo. As obras estão sendo executadas
pelas empresas Oriente Construção Civil e Delta
Construções e o gerenciamento dos serviços
está a cargo da RIOURBE, Empresa da Secretaria Municipal
de Obras.
Os barracões ocupam cerca de 7 mil m2 e todo o fechamento
externo está sendo executado em painéis alveolares
pré-fabricados de concreto, com especificação
de fck de 30 MPa, armado com telas soldadas. De acordo com o
eng. Eduardo Orsini, responsável pela obra, a opção
por um sistema construtivo industrializado, baseado na pré-fabricação,
se deve aos prazos exíguos para a conclusão da
obra.
"
Se tivéssemos que fazer toda a parte externa em alvenaria,
teríamos que trabalhar com cerca de 500 pedreiros e 500
serventes, fora o material necessário. Já com as
placas pré-fabricadas, é necessária apenas
a equipe de montagem, envolvendo no máximo 40 profissionais.
Isso significa rapidez e redução de custos",
explica o engenheiro.
Cada galpão será dividido em quatro pavimentos,
totalizando 19,15 m de altura, tendo lajes em concreto armado
com telas soldadas, executadas no sistema steel deck. No pavimento
térreo existe um espaço com 12 m de pé direito,
destinado a montagem completa dos carros alegóricos, o
que era impossível de ser feito nas sedes das escolas
de samba. Segundo cálculo dos construtores em cada barracão
será possível montar até 12 carros alegóricos.
Neste mesmo pavilhão ficam as salas de elétrica,
vidraçaria e toda a parte de apoio.
O segundo
pavimento abrigará vestiários, despensas,
material de limpeza, depósitos e copa. Os escritórios
administrativos e almoxarifados ocuparão o terceiro pavimento
e no último andar estarão concentradas as áreas
de pintura e resinagem, reciclagem de carnaval e costura.
Na avaliação dos construtores a utilização
das telas soldadas se justificou nessa obra principalmente pela
velocidade, que é o principal obstáculo. Além
disso, as telas propiciam redução de mão-de-obra
e ganhos acentuados em termos de qualidade e uniformidade.
Para se
ter uma idéia do porte da obra, apenas na parte
de pisos, devem ser consumidos na Cidade do Samba aproximadamente
13 mil m3 de concreto, com especificação
de fck de 28 MPa.
De acordo
com o secretário de Turismo do Rio, Rubem Medina, "a
Cidade do Samba será uma gigantesca fábrica de
sonhos de Carnaval. E, é claro, será o novo ícone
turístico do Rio". Segundo dados da Secretaria o
projeto está orçado em 25 milhões de dólares,
financiados pela prefeitura.
Para o eng.
Orsini, as características diferenciadas tornam
essa obra um destaque nacional. "Em termos de volume de
obra e velocidade a Cidade do Samba deve ser uma das mais importantes
obras que estão sendo executadas no país".
A construção da Cidade do Samba foi iniciada em
outubro de 2003 e deve estar concluída no início
de 2005.