Atacadão: crescendo com Telas Soldadas


A rede de comércio atacadista de gêneros alimentícios Atacadão está construindo mais uma loja no município de Campinas (SP). Dando seqüência a um processo iniciado desde sua fundação, toda a concepção e gerenciamento da obra estão a cargo de profissionais da própria empresa, que mantém um Departamento de Obras, formado por três arquitetos e um administrador de obras.

Outro diferencial do Atacadão é o processo rápido de construção. A unidade de Campinas, que teve as obras iniciadas no final de maio, seguindo o exemplo das demais, deve ser construída no prazo máximo de 100 dias.

Segundo o arq. John Kennedy Oliveira Silva, coordenador geral do Departamento de Obras, esse resultado é possível graças à qualidade dos parceiros que atuam no desenvolvimento das obras e a tradição de a empresa não ter medo de experimentar novas tecnologias.

Um exemplo disso é que o Atacadão utiliza telas soldadas na construção dos pisos industriais de suas unidades desde 1993. "Mesmo no início, quando ainda não tínhamos muita informação sobre essa tecnologia, já conseguíamos bons resultados. Agora, com o apoio de um escritório de projetos de pisos, temos a condição de obter todas as vantagens oferecidas pelas telas soldadas", analisa Kennedy.

No caso da obra de Campinas, a construção engloba um galpão que abrigará loja, depósitos, área de docas, além de estacionamento para cerca de 550 veículos, sendo 210 vagas cobertas. A unidade ocupará área em torno de 18 mil m2, num terreno de 200 mil m2.

As fundações serão feitas com estacas escavadas com hélice contínua. A área de piso industrial compreende 14 mil m2, sendo parte dele na área externa das docas. "Como trabalhamos permanentemente com a entrada e saída de caminhões de grande porte, temos como prática estender o pavimento industrial por toda a área de circulação dos caminhões", explica o arquiteto.

De acordo com o arq. John Kennedy, a opção pela tela soldada na constituição do pavimento industrial já há 10 anos se deve às altas cargas a que o piso estará exposto (2.500 Kg/m2) tanto na loja quanto no depósito. No caso específico do Atacadão, existe ainda como agravante o fato de contarem com empilhadeiras rodando diuturnamente, pois utilizam a aéreo da loja, que tem pé-direito livre de 7,5m, como principal depósito. "Por isso, eu preciso de um piso que dê conta de altas cargas, tenha um bom nivelamento e planicidade e combata ao máximo as retrações superficiais. A tela soldada me oferece ainda confiabilidade e agilidade no processo construtivo, o que para nós é de suma importância".

O pavimento industrial da unidade de Campinas possui espessura de 14cm, armação positiva e negativa em telas soldadas, e utilização de concreto com especificação de fck 30 MPa. O concreto é polido, com acabamento vítreo, e, recentemente, a empresa passou a utilizar um produto chamado Mastercrom, que é aspergido sobre oi piso com o objetivo de clareá-lo.

O prédio terá a estrutura constituída de pilares e vigas pré-moldados, com especificação de fck 30 MPa, sendo que a inovação nesta obra de Campinas será a utilização pela primeira vez nas obras de uma unidade do Atacadão, painéis de fechamento em concreto celular com armação de telas soldadas, produzidos na própria obra e içados até o local definitivo, preparados para apenas receber a pintura final.
Com a unidade de Campinas (SP), o Atacadão atinge a marca de 24 lojas, distribuídas pelos estados do Paraná, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.

 

 
 
     
 
voltar