São
Paulo ganha garagem subterrânea
"A
tela soldada, devido à sua facilidade de aplicação, garante rapidez
na obra, agilizando o cumprimento do cronograma" - Amauri
Martinez Borba, da Construbase
Telas
soldadas integram projeto audacioso
Estacionar
em São Paulo está deixando de ser um transtorno. É que a cidade
acaba de ganhar a segunda garagem subterrânea das 3 que foram projetadas
com recursos da iniciativa privada. Trata-se da Garagem Trianon
que fica na praça Alexandre Gusmão, ao lado do Parque Trianon, na
região da av. Paulista, uma das mais movimentadas da capital paulista.
A nova
garagem com 13.205m2 tem 3 pavimentos de estacionamento
com entrada pelas alamedas Santos e Jaú (também muito conhecidas
do paulistano) e oferece 510 vagas funcionando 24h diariamente.
Para viabilizar sua construção sob a praça, diversas árvores, arbustos
e mudas tiveram de ser retirados do local e, de acordo com o projeto,
foram recolocados para garantir a qualidade de vida em seu entorno.
A obra
teve início em dezembro de 1997 e custou cerca de R$ 13 milhões
ao Consórcio Trianon (formado pelas empresas Construbase, Paulitec
e Estapar), que venceu a licitação aberta pela Prefeitura para construção
da garagem e, em contrapartida, ganhou o direito de explorá-la por
30 anos.
Modernidade
e praticidade
Não é
para menos que o slogan do empreendimento é "a garagem subterrânea
com tecnologia do novo século". Segundo o eng. Amaury Martinez Borba,
da Construbase - Construtora de Obras Básicas de Engenharia Ltda.,
inicialmente foi feito um monitoramento do Túnel 9 de julho (estação
total, tassômetros, inclinômetros, pinos de controle de recalque),
dada a proximidade das construções. "Esta medida foi necessária,
principalmente, devido ao alívio que a escavação iria provocar no
túnel", justifica Borba.
Todo
o estudo do Túnel foi desenvolvido pela consultoria Carlos E. M.
Maffei Engenharia S/C Ltda. A escavação da garagem foi executada
a céu aberto ("cut and cover"), parcialmente em taludes e em perfis
metálicos com tirantes. A fundação foi realizada com estacas com
hélice contínua.
A estrutura
da obra foi executada com concreto 25 MPa impermeável, tendo em
sua composição 400 kg de cimento sem aditivo. Além disso, foi projetada
dentro do conceito de lajes planas protendidas, recebendo peças
pré-moldadas em sua contensão lateral, acabamento "laje zero" definitivo
na concretagem e, complementarmente, armada com telas soldadas.
A
rapidez da tela soldada
Além
da utilização de telas soldadas na laje plana, também optou-se,
por indicação do projetista, pela sua aplicação na pavimentação
da praça Alexandre Gusmão, que foi totalmente reurbanizada.
Para
o eng. Borba, "a tela soldada, devido à sua facilidade de aplicação,
garante rapidez na obra, agilizando o cumprimento do cronograma".
Segundo o engenheiro, dependendo da obra, ela não substitui 100%
a armadura comum, mas quando comprovada sua aplicação, agiliza e
cumpre perfeitamente seu papel. "Além disso, é fácil trabalhar com
a tela soldada, pois ocupa pouco espaço no canteiro de obras", reforça.
Na Garagem
Trianon foram utilizadas na estrutura em laje plana e na pavimentação
da praça, 143 t de telas soldadas dos tipos Q 503, Q 196 e Q 785.
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