São Paulo ganha garagem subterrânea

"A tela soldada, devido à sua facilidade de aplicação, garante rapidez na obra, agilizando o cumprimento do cronograma" - Amauri Martinez Borba, da Construbase

Telas soldadas integram projeto audacioso

Estacionar em São Paulo está deixando de ser um transtorno. É que a cidade acaba de ganhar a segunda garagem subterrânea das 3 que foram projetadas com recursos da iniciativa privada. Trata-se da Garagem Trianon que fica na praça Alexandre Gusmão, ao lado do Parque Trianon, na região da av. Paulista, uma das mais movimentadas da capital paulista.

A nova garagem com 13.205m2 tem 3 pavimentos de estacionamento com entrada pelas alamedas Santos e Jaú (também muito conhecidas do paulistano) e oferece 510 vagas funcionando 24h diariamente. Para viabilizar sua construção sob a praça, diversas árvores, arbustos e mudas tiveram de ser retirados do local e, de acordo com o projeto, foram recolocados para garantir a qualidade de vida em seu entorno.

A obra teve início em dezembro de 1997 e custou cerca de R$ 13 milhões ao Consórcio Trianon (formado pelas empresas Construbase, Paulitec e Estapar), que venceu a licitação aberta pela Prefeitura para construção da garagem e, em contrapartida, ganhou o direito de explorá-la por 30 anos.

Modernidade e praticidade

Não é para menos que o slogan do empreendimento é "a garagem subterrânea com tecnologia do novo século". Segundo o eng. Amaury Martinez Borba, da Construbase - Construtora de Obras Básicas de Engenharia Ltda., inicialmente foi feito um monitoramento do Túnel 9 de julho (estação total, tassômetros, inclinômetros, pinos de controle de recalque), dada a proximidade das construções. "Esta medida foi necessária, principalmente, devido ao alívio que a escavação iria provocar no túnel", justifica Borba.

Todo o estudo do Túnel foi desenvolvido pela consultoria Carlos E. M. Maffei Engenharia S/C Ltda. A escavação da garagem foi executada a céu aberto ("cut and cover"), parcialmente em taludes e em perfis metálicos com tirantes. A fundação foi realizada com estacas com hélice contínua.

A estrutura da obra foi executada com concreto 25 MPa impermeável, tendo em sua composição 400 kg de cimento sem aditivo. Além disso, foi projetada dentro do conceito de lajes planas protendidas, recebendo peças pré-moldadas em sua contensão lateral, acabamento "laje zero" definitivo na concretagem e, complementarmente, armada com telas soldadas.

A rapidez da tela soldada

Além da utilização de telas soldadas na laje plana, também optou-se, por indicação do projetista, pela sua aplicação na pavimentação da praça Alexandre Gusmão, que foi totalmente reurbanizada.

Para o eng. Borba, "a tela soldada, devido à sua facilidade de aplicação, garante rapidez na obra, agilizando o cumprimento do cronograma". Segundo o engenheiro, dependendo da obra, ela não substitui 100% a armadura comum, mas quando comprovada sua aplicação, agiliza e cumpre perfeitamente seu papel. "Além disso, é fácil trabalhar com a tela soldada, pois ocupa pouco espaço no canteiro de obras", reforça.

Na Garagem Trianon foram utilizadas na estrutura em laje plana e na pavimentação da praça, 143 t de telas soldadas dos tipos Q 503, Q 196 e Q 785.

 

 
 
     
 
voltar