No Ceará, porto alia qualidades das TELAS SOLDADAS com as do CAD

Telas soldadas agilizam a obra e garantem cronograma

Em breve, o Brasil contará com o primeiro porto construído com CAD - Concreto de Alto Desempenho. Situado no Ceará, no limite dos municípios de Caucária e São Gonçalo do Amarante, distando 56 km a noroeste de Fortaleza, está sendo construído (desde maio de 1997), pela Construtora Andrade Gutierrez para o governo do Estado do Ceará, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Justamente por estar numa região de alta agressividade pela sua atmosfera salina, vários estudos foram realizados para a escolha dos materiais a serem utilizados no porto. O objetivo era obter uma estrutura resistente, com baixa porosidade, controle do fissuramento e maior durabilidade, reduzindo também os custos de manutenção. Dessa forma, a obra está sendo toda executada em CAD com fck de 50 MPa num volume total de 48 mil m3.

Dentre as vantagens do CAD podemos ressaltar resistência mecânica inicial e final elevada, baixa permeabilidade, alta durabilidade, baixa segregação, boa trabalhabilidade, alta aderência, reduzida exsudações e retrações, etc. A estrutura do Complexo, constituída de peças pré-moldadas, foi fabricada no próprio canteiro. São 2 piers (com calado de 16,50m, comprimento de 362m, espaçados de 310m) distantes 2.150m da praia, cuja ligação com a terra se faz através de uma ponte.

A contribuição das telas soldadas

Buscando adequar os produtos e materias a serem utilizados com as condições da região, além da importante escolha pelo CAD, a Construtora Andrade Gutierrez indicou o uso de telas soldadas nos eixos da ponte de acesso ao pier número 1 cujo comprimento é de 2.120m. Foram utilizadas 524t de tela soldada.

Segundo o eng. José Ramalho Torres, um dos membros da equipe da Universidade Federal do Ceará que está fazendo o acompanhamento do projeto e execução da obra, "as telas, por serem soldadas, possuem garantia quanto aos espaçamentos entre os fios, e suas juntas (nós) conferem ao material uma alta aderência à massa de concreto, trabalhando, assim, no controle do fissuramento. As telas proporcionaram, também, maior racionalização da obra, menor prazo de execução e maior condição para cumprimento do cronograma estabelecido".

Torres ressalta, ainda, que a tela soldada trouxe ganhos importantes de produtividade para a obra e que todos os resultados obtidos até o momento, por meio do controle tecnológico, com relação às técnicas e produtos utilizados satisfazem plenamente as condições do projeto. Estes resultados já foram divulgados em trabalho técnico apresentado no 40º Congresso Brasileiro do Concreto, realizado em agosto do ano passado no Rio de Janeiro.

Além disso, a equipe da Universidade Federal do Ceará que está acompanhando a obra e é constituída pelos engenheiros Antônio Telmo Nogueira Bessa, Afrodízio Durval Gondim Pamplona, além de José Ramalho Torres, divulgará o uso do CAD e das novas tecnologias entre o meio técnico do Ceará.

 

 
 
     
 
voltar