Tecnologia avançada em novo shopping de São Paulo

Modulação diferenciada possibilita emprego de sistemas racionalizados, como a tela soldada

A cidade de São Paulo vai iniciar o ano 2000 com um novo shopping center projetado com o emprego de tecnologias avançadas que permitem racionalização do processo de execução da obra sem perda da excelência na qualidade e prazos.

Localizado numa área de aproximadamente 100 mil m2, na av. Nações Unidas (Alto de Pinheiros), o Shopping Villa Lobos abrigará 270 lojas (10 delas são âncoras), 8 salas de cinema, uma praça de alimentação com 4 mil m2, além de oferecer 2 mil vagas de estacionamento.

A obra, que está na fase da execução da estrutura, vai absorver o volume de 40 mil m3 de concreto e, justamente por ser um empreendimento de grande porte, está calcada num planejamento logístico e operacional que leva em consideração o atendimento das datas marco e das condições geográficas do local, sempre no intuito de melhores soluções técnicas.

Segundo o eng. José Renato Baccari Farkas, da Hochtief do Brasil S.A. a grande peculiaridade desta obra está na modulação com vãos de 12,7 x 12,7m. "Como no geral os shoppings adotam modulação de 8 x 8m, essa modulação diferenciada deixa a obra limpa e, evidentemente, requer uma estrutura de concreto mais reforçada", justifica Farkas.

Racionalização com as telas soldadas

Outro aspecto a ser destacado dentro dessa concepção da modulação diferenciada é que ela permite o desenvolvimento das lajes planas favorecendo, sobremaneira, a implantação de sistema de formas racionalizadas, bem como aplicação do uso de telas soldadas.

A aplicação das telas vem sendo feita em lajes como armadura inferior e superior. "A tela é posicionada sobre o assoalho, apoiada em espaçadores plásticos, e neste serviço é respeitado o transpasse (emenda) entre painéis de telas especificando no projeto, além da ancoragem das mesmas nas vigas, mísulas, etc.", explica o eng. de produção da Hochtief, Fábio Aulicino.

Aulicino ressalta, ainda, que sobre a tela inferior se apóiam faixas de reforço e os caranguejos que receberão os cabos de protensão. No caso das telas da armação superior foram utilizados caranguejos como suporte, cujos posicionamentos não permitem que as telas encostem nas telas inferiores quando do trânsito de pessoas na ocasião da concretagem. As telas soldadas utilizadas neste processo são as Q 396, Q 785 e Q 503.

Além de virem prontas em painéis, que se transpassam (emenda) montar a armadura da laje, o eng. Aulicino destaca a facilidade da utilização da tela soldada como uma das suas grandes vantagens. "Elas agilizam, ainda, a descarga do caminhão e tornam mais fácil seu posicionamento sobre a forma, fazendo com que não seja perdido tempo na montagem. Por outro lado, a tela soldada dispensa a necessidade de mão-de-obra qualificada, podendo o seu posicionamento ser feito por serventes que são orientados por encarregado", complementa o engenheiro.

 

 
 
     
 
voltar