Construtora
estende uso de Telas Soldadas
Um
grande shopping center será inaugurado nos próximos
meses na cidade de Taboão da Serra, na Grande São
Paulo. Trata-se do Shopping Taboão, que ocupará mais
de 55.000 m2 de área construída, em um terreno de
201.000 m2 , às margens da rodovia Régis Bittencourt.
Visualmente,
a estrutura do Shopping se assemelha às asas de um avião.
A fachada terá pintura texturizada colorida em grafiato,
vidro e frisos de alumínio. Composto basicamente por um andar
térreo - apenas a parte central terá um segundo pavimento
- abrigará 180 lojas, quatro lojas-âncora e cinco salas
de cinema, com ampla área de estacionamento para mais de
2.000 veículos.
As
obras de construção civil do empreendimento foram
realizadas pela Terramoto Construções, entre abril
de 2001 e maio passado, com gerenciamento da BRR Gerenciamento e
Planejamento. O arrojado projeto arquitetônico do Shopping
foi criado pelo escritório Coutinho, Diegues, Cordeiro Arquitetos.
Além
da questão estética, uma das grandes preocupações
dos arquitetos que desenharam o Shopping Taboão foi oferecer
alternativas para a redução de gastos com energia
elétrica. Por conta disso, toda a parte de mall (área
de convívio) do Shopping foi projetada para iluminação
natural, preservando o isolamento térmico. Além disso,
o empreendimento terá um sistema de co-geração
de energia a gás encanado, com a existência de uma
mini termoelétrica que produzirá energia para o Shopping.
Em
virtude das boas condições do solo, foram realizados
apenas dois tipos de fundação: direta, na maior parte
da construção, e estaca em hélice contínua,
na área com dois pavimentos e onde haverá maior sobrecarga.
A parte estrutural foi executada com pilares e vigas em concreto
normal (fck 30 MPa) moldados in loco, com fôrma metálica.
Arquitetura
exige lajes pré-moldadas em placas pequenas
Uma
das principais dificuldades dos construtores se deu em virtude das
características arquitetônicas da obra. Ela foi toda
setorizada, dividida em 21 blocos , cada qual com sua particularidade,
suas medidas e seu conjunto de vigas e pilares, sem qualquer padronização.
Segundo o eng. Marcelo Botti Monteiro, responsável pela obra,
por conta disso a melhor solução foi a utilização
de lajes pré-moldadas. "A princípio, pensamos
em usar painéis largos, que seriam erguidos com guindastes,
porque o vão livre das lajes varia de 8 a 10m. Mas, devido
à extensão do Shopping, há uma grande dificuldade
de acesso e locais para encostar os equipamentos".
Para
resolver este problema, a Construtora se reuniu com a Protenco Projetos
e Construções (responsável pelo projeto estrutural)
e com a M3/SP Engenharia (que executou as lajes). A solução
encontrada foi a utilização de lajes pré-moldadas
treliçadas com painéis de 12cm de largura, possibilitando
simplesmente "andar com os painéis" em cima da
laje, sem a necessidade de guindastes. "Nós chegamos
a estar finalizando a obra e, ao mesmo tempo, ainda executar lajes,
graças à facilidade de mobilidade e de acesso",
analisa o engenheiro.
As lajes armadas com telas soldadas possuem espessura variando de
16cm a 25cm, dependendo do vão livre e da sobrecarga a que
serão submetidas (entre 200 e 800 kgf/cm2).
Uso
variado de telas soldadas
Visando
agilizar a construção e reduzir custos, a Terramoto
e a M3/SP fecharam um interessante acordo que possibilitou que as
lajes fossem fabricadas no próprio canteiro de obras. Na
avaliação do eng. Marcelo Monteiro, essa iniciativa,
viável em obras de grande porte, "diminuiu os custos,
facilitou o trabalho da M3/SP, que também teve seus custos
muito reduzidos, possibilitou um acompanhamento tecnológico
e controle permanente e, mais do que isso, a solução
imediata de problemas que normalmente ocorrem nesse tipo de construção".
Buscando
racionalizar a construção, a Terramoto estendeu a
utilização das telas soldadas a várias etapas
da obra, como nas alvenarias internas do Shopping. "O contrapiso
foi executado com concreto reforçado com faixas de telas
soldadas, tornando desnecessária a execução
de vigas baldrame. Essa iniciativa trouxe bons resultados em termos
de economia e de rapidez no desenvolvimento da construção,
com consequente racionalização da mão-de-obra,
porque não precisamos fazer escavação, colocar
fôrmas, ferragens e concretar o baldrame", afirma o eng.
Monteiro.
O
Shopping também construiu um viaduto na Rodovia Régis
Bittencourt para facilitar o acesso dos motoristas que estiverem
trafegando no sentido São Paulo-Curitiba, beneficiando a
população do entorno da obra. Toda a parte estrutural
do viaduto foi pré-moldada em concreto no próprio
canteiro de obra. Nesse caso também houve utilização
de telas soldadas na concretagem dos tabuleiros do viaduto.
As
telas soldadas foram utilizadas ainda nas lajes de um piscinão,
constuído para evitar enchentes na área do Shopping,
em todas as calçadas ao redor do empreendimento e até
nos muros de arrimo de concreto na área das docas. No total,
a obra consumiu cerca de 80t de telas soldadas. .
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