Telas Soldadas aumentam a produtividade em condomínio residencial de alto padrão

O Condomínio Paço das Águas, que a Construtora Gafisa está erguendo no bairro de Campo Belo, próximo ao Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, é um exemplo de como a adoção de novas tecnologias construtivas pode resultar em ótimos resultados.

Construído no estilo resort, o empreendimento é formado por duas torres (edifício Atlântico e edifício Pacífico) com 23 andares cada, totalizando 184 unidades. A área construída
atinge 43.573 m2, num terreno com área total de 5.730 m2.
O projeto arquitetônico é do escritório Márcio Cury & Azevedo Antunes e o projeto estrutural está a cargo da empresa SVS. Toda a parte estrutural do Condomínio (vigas, pilares e laje maciça) está sendo executada em concreto armado, sendo que o concreto, convencional e dosado em central, apresenta especificação de fck 35 MPa.

Segundo o diretor de Operações da Gafisa, eng. Sérgio Cincura, depois de alguns estudos, a Construtora avaliou que, em virtude da altura das torres, a utilização de alvenaria estrutural não era adequada. “A distribuição arquitetônica da unidade autônoma permite que tenhamos elementos estruturais no pavimento tipo, com isso os vãos a serem vencidos se tornam menores, não necessitando assim de lajes protendidas”, explica.

Entre as tecnologias que estão sendo colocadas em prática na execução desse empreendimento, um dos destaques é a utilização de telas soldadas nas lajes do segundo ao 23º pavimento. Na avaliação dos construtores, a tela soldada, em comparação com as armaduras de vergalhão amarrado, traz excelente retorno em termos de agilidade no posicionamento da armadura, facilidade na conferência do serviço e diminuição de perdas. O eng. Sérgio Cincura acrescenta outro importante aspecto: “a construção civil brasileira necessita de um choque no que diz respeito a industrialização de seus processos e a utilização de telas soldadas vem de acordo com isso, aumentando a produtividade na obra, diminuindo a chance de erros e o desperdício”.

Para comprovar os bons resultados que a tela pode proporcionar a obra, a Construtora Gafisa e o IBTS – Instituto Brasileiro de Telas Soldadas estabeleceram uma parceria, visando
o monitoramento do processo de execução da laje, focando os seguintes itens: tempo para se armar uma laje, para descarregar o material e levá-lo ao local a ser aplicado, quantidade de armadores na laje e aproveitamento de perda do material.

Apesar de ainda não terem um relatório final, uma vez que a obra ainda está em execução, os construtores comentam que os resultados preliminares apontam redução no tempo de descarga da carreta da ordem de 30 minutos, diminuição de 65% no tempo para se fazer o material chegar ao ponto final e redução de 50% do quadro de armadores na laje.

A Gafisa pretende utilizar estes indicadores com dois objetivos: mostrar aos fornecedores de mão-de-obra que é perfeitamente possível realizar o serviço racionalizando o número
de funcionários, o que certamente contribuirá para uma redução no valor final da estrutura; e avaliar os benefícios do ponto de vista logístico, já que os prazos para descarga e transporte do material reduziram sensivelmente. “Um dos grandes problemas das obras nos grandes centros é o transtorno que ele causa para o local. A Gafisa está implantando um projeto de logística que visa minimizar, dentre outras coisas, esse impacto. Nesse caso, a utilização de telas soldadas veio colaborar com a redução desse transtorno a comunidade”, declara o diretor de Operações da Construtora.

Na obra do Condomínio Paço das Águas estão sendo utilizadas telas soldadas dos tipos EQ246, EL159/133, EL246/131, EL246/131, ECL335/205, ECL335/205, EL196/30, EL246/46, ET246/46 e ET335.

No total, a previsão dos construtores é de utilizar 3.300 telas nas duas torres, bem como 12.000 m³ de concreto. As obras do Condomínio foram iniciadas em março de 2006 e a previsão é de que o empreendimento seja entregue no final de 2008.

 

 
 
     
 
voltar