Construtora obtém sucesso com residências em alvenaria estrutural

Sistema se mostra viável para empreendimentos de médio e alto padrão

Os bons resultados obtidos recentemente na viabilização de condomínios residenciais de médio e alto padrão, baseados em construções de alvenaria estrutural vêm levando a Construtora Morar, uma das mais tradicionais do Espírito Santo, a investir cada vez mais nesse tipo de empreendimento.

O mais recente lançamento é o empreendimento Aldeia Parque, em parceria com a incorporadora Cyrela Brazil Realty, localizado no município de Serra, nas proximidades da capital Vitória.

O Aldeia Parque é composto por três condomínios, que serão erguidos em diversas etapas. O Igarapé, que já está em construção, é formado por 190 casas. Já o Itatiaia (235 casas) e o Itaúna (12 edifícios totalizando 240 apartamentos) têm previsão de início das obras no segundo semestre de 2008. A área de terreno do Igarapé Aldeia Parque corresponde a 81.056 m² e a área construída ocupa 27.461 m². As 190 casas se configuram em seis modelos de plantas, com um ou dois pavimentos, variação no número de quartos e suítes, e área construída entre 120 m² e 210 m².

Além disso, as casas são desvinculadas uma das outras, portanto independentes e destacam-se, do ponto de vista construtivo, por serem edificadas a partir de uma fundação direta (radier), em alvenaria estrutural com pontos de grouteamento, tendo lajes e escadas pré-moldadas em concreto. O projeto de estrutura está a cargo do eng. Adeir Pantaleão, do escritório Sanest Projetos e Consultorias, de Uberaba (MG).

A boa qualidade de resistência do solo, verificada através da análise dos resultados de sondagem, frente à baixa carga distribuída em relação à edificação, possibilitou a definição pela fundação direta, ou seja, o radier, que se configura como uma laje apoiada sobre o solo, com espessura considerável e variável de 16 a 20 cm. Essa variação se dá por conta da existência, nas áreas molhadas da edificação de rebaixos em relação ao nível zero do piso.

Segundo o arquiteto Dioni O. Brumatti, gerente de contratos do Igarapé Aldeia Parque, "existem duas frentes de serviços relacionadas a essas casas. A primeira diz respeito às fundações e alvenarias estruturais, e a segunda refere-se aos pré-moldados, que são fabricados numa central criada dentro do canteiro de obras, em concreto dosado em central, para posterior transporte através de guindaste no momento da montagem das casas".

O concreto dosado em central utilizado para as peças estruturais apresenta especificação de fck 30 MPa, com slump para concreto convencional de 40 a 80 mm e bombeado de 80 a 120 mm.

Uma das características desse sistema construtivo é a utilização de telas soldadas, tanto na armação dos radiers quanto nas lajes e pisos das calçadas. Essa opção, especificada no projeto pelo calculista, foi tomada pelos excelentes resultados oferecidos pelas telas em termos de praticidade, agilidade na montagem, diminuição do desperdício de aço e aumento da produtividade dos operários.

A partir da especificação das telas soldadas no projeto, a Construtora contatou a fabricante das telas pra verificar a possibilidade da criação de painéis especiais nas dimensões determinadas pelas características da obra. De acordo com o arq. Dioni, a utilização dessa tela especial gerou uma redução de volume de tela soldada em relação ao projeto do calculista em torno 8,15%, no entanto houve um acréscimo de 8,13% no custo por quilo da tela soldada especial. "É fácil perceber que se analisarmos somente esses números praticamente não se tem benefício. A vantagem que se deve observar e levar muito em consideração, principalmente no cenário que o Brasil está enfrentando, é relacionada à mão-de-obra, que nesse caso, com a utilização dessas telas especiais, permitiu uma redução de praticamente 40% no tempo para execução do serviço.

Conseqüentemente, gerou uma maior agilidade da montagem e aumento da produtividade", explica o arquiteto.
Serão utilizados, somente no Igarapé Aldeia Parque, mais de 222 t de telas soldadas (dos tipos Q61, Q196, Q246, Q283) e um volume de cerca de 8.700 m³ de concreto.

As obras do condomínio Igarapé Aldeia Parque foram iniciadas em junho de 2007 e a previsão de entrega total deste empreendimento é dezembro de 2009. Já o segundo e o terceiro condomínios devem ter a construção iniciada no segundo semestre de 2008, com previsão de finalização em 2010.

 

 
 
     
 
voltar