Fundação especial em construção de armazém graneleiro

Vencer as más condições do solo foi um dos principais desafios enfrentados pela ECL Engenharia durante a construção do armazém graneleiro para a empresa Teaçu Armazéns Gerais, do grupo Nova América, no porto de Santos (SP). O projeto básico da obra ficou a cargo da LPC-Latina Projetos Civis, e o projeto executivo foi de responsabilidade da Larenge - Lauro Rios Engenharia.

A área construída atinge 11.000 , compreendendo todas as instalações de recebimento e estocagem de produtos de origem vegetal (preferencialmente açúcar). O galpão tem 42,8 m de largura, por 226,8 m de comprimento. A capacidade de armazanagem chega a 120.000 t, sendo que a pilha de granel pode atingir uma altura de 21 m acima do piso, exercendo sobre o piso uma pressão de até 19,0 t/.

“ A característica do subsolo, altamente adensável, por conta de uma camada de argila marinha mole com 30 m de espessura, impôs a solução de fundação estaqueada para o piso. A adoção de fundação direta acarretaria em recalques exagerados, incompatíveis com os equipamentos previstos para a operação do armazém”, explica o eng. Enrique Marchetti Rios, engenheiro projetista.

Por conta dessas características do solo, a laje de piso, que no total atinge 56 cm de espessura, foi projetada para ser executada em etapas. Numa fase inicial, até o nível situado 10 cm abaixo da cota do piso acabado, foram utilizados três sistemas executivos distintos, dependendo da área:

1 - Sobre as duas galerias subterrâneas longitudinais, foi lançada uma pré-laje em concreto pré-fabricado, visando a eliminação de escoramento;

2 - Na faixa central, entre as duas galerias, uma laje de concreto moldada in loco;

3 - As faixas laterais, entre as galerias e as paredes laterais, foram executadas com vigas "T" pré-moldadas e justapostas.
Esta primeira fase, executada gradativamente no transcorrer da obra, compõe um tabuleiro plano pronto para receber a capa final de 10 cm, cuja função é solidarizar o conjunto.

“ Na capa final, onde é importante a velocidade de execução, a continuidade da armadura frente às solicitações decorrentes da retração, efeitos térmicos e equilíbrio dos empuxos horizontais da pilha de granel, sobressaem as vantagens da armação com telas soldadas, tais como facilidade de montagem e redução de perdas nas emendas por traspasse”, avalia o eng. José Carlos Pitela, diretor da ECL.

Segundo os construtores, a opção pelas telas soldadas nas armações foi fundamental para o sucesso da construção, pela velocidade de execução que oferecem e por possibilitar a utilização perfeita de equipamentos de espalhamento e adensamento com régua vibratória. O acabamento do piso será rústico.

A estrutura do armazém prevê ainda paredes laterais em elementos pré-fabricados de concreto armado, que possibilitam a estocagem de uma pilha de produtos com 8,5 m na lateral, podendo atingir 21 m no centro.

Os concretos utilizados na estrutura do armazém apresentam especificação de fck variando entre 35 MPa (elementos pré-moldados) e 30 MPa (demais peças) da obra. No total, o consumo de concreto atingiu 8.000 .

 

 
 
     
 
voltar