Industrialização da construção é característica do Shopping Salvador

A utilização conjunta de modernos sistemas construtivos, baseados no conceito de construção industrializada, é uma das principais características nas obras do novo Shooping Salvador, na capital baiana. O empreendimento, do Grupo JCPM, de João Carlos Paes Mendonça, terá pouco mais de 231 mil de área construída, em um terreno de quase 138 mil .

A Construtora Andrade Mendonça é responsável pela obra, que exigirá investimentos da ordem de R$ 250 milhões. Os três pisos do Shopping serão ocupados por dez lojas-âncora e 263 lojas-satélite.

Quando entrar em operação, o shopping deverá gerar 12 mil empregos diretos.

Segundo o eng. Luis Siqueira, superintendente da Construtora Andrade Mendonça, “a tecnologia construtiva adotada prevê estrutura mista (metálica e concreto armado). Os pilares são de concreto armado moldado in loco com perfis metálicos incorporados. Já as vigas são metálicas e as lajes compostas com steel deck e concreto armado. O fechamento das paredes está sendo executado em alvenaria de blocos de concreto e drywall (nas paredes que dividem as lojas)”. O projeto das estruturas ficou a cargo da empresa Sistema.

As lajes apresentam espessura total de 13,50 cm. A opção pelo sistema steel deck na sua execução teve como objetivo principal atender ao apertado cronograma de obras. “Neste sentido, o uso das telas soldadas foi fundamental, por agilizar o processo. Com o uso deste sistema foi possível executar a estrutura da obra sem utilização de escoramento e com fôrmas apenas nos pilares”, analisa o engenheiro.

Segundo os construtores, as telas soldadas oferecem mais vantagens em comparação com a armação de vergalhões por já virem prontas nos tamanhos necessários, pela garantia de qualidade e uniformidade da malha, e por não necessitar de mão-de-obra especializada para a armação das lajes, o que acaba resultando em redução do custo final.

As telas soldadas estão sendo utilizadas nas lajes compostas de steel deck e nos pilares de concreto. O concreto das lajes e dos pisos (sobre o terreno) tem especificação de fck 30 MPa, e o dos pilares apresenta fck 40 MPa, todos com a utilização de aditivo. No total, estão sendo utilizadas nas obras do Shopping Salvador cerca de 600 t de telas soldadas, do tipo Q 196.

Pelo fato de se tratar de uma obra de grande porte, construída em uma das principais avenidas de Salvador, a construção do Shopping Salvador também implicará em mudanças no tráfego da cidade.

Em comum acordo com a Prefeitura, os responsáveis pelo Shopping se comprometeram em realizar uma série de intervenções viárias, visando atenuar o impacto no trânsito da Avenida Tancredo Neves. Serão construídas vias marginais, vias de acesso transversais, passagens em desnível, passarelas, pontilhões sobre o Rio Camurugipe e alargamento de pistas.
As obras do Shopping foram iniciadas em setembro de 2005, com previsão de término em março de 2007.

No momento, está sendo concluída a estrutura do prédio e iniciados os serviços de execução das alvenarias e instalações.

 

 
 
     
 
voltar