Telas Soldadas conquistam construtores no Sul do País

Construtora privilegia o uso das telas para armação de lajes

Tendo seu uso já popularizado pelo segmento de construção nos grandes centros, as telas soldadas ganham cada vez mais espaço nas armações de lajes de concreto, como vem acontecendo na região sul do país.

Um exemplo dessa mudança de paradigma é a Construtora Bella Torre, de Bento Gonçalves (RS), que, desde sua fundação, em 2002, adota as telas soldadas em suas obras. “Passamos a utilizar as telas quando verificamos que o tempo e mão-de-obra dispendidos na amarração do aço solto oneravam os custos. Então, resolvemos fazer um teste com a tela soldada e tivemos ótima aceitação, tanto por parte de nossa mão-de-obra, quanto da diretoria da empresa”, explica o eng. Pedro Demari Neto, sócio-gerente da empresa.

Atualmente, a construtora está respondendo pela construção do Edifício Paradiso, que ocupa área construída de 5.065 m², num terreno de 1.109 m².

O empreendimento, de oito andares e 47 apartamentos, destina ainda dois subsolos para garagem. O cálculo das estruturas ficou a cargo do eng. Antonio Augusto Pasquali. De acordo com o eng. Pedro, a tecnologia construtiva compreende vigas, pilares e lajes de concreto armado. Os pilares têm seção média de 20 cm por 50 cm, as vigas seções de 20 cm por 50 cm (nas paredes externas e divisão de apartamentos) e de 12 cm por 50 cm (nas internas). O fechamento das paredes é feito com tijolos cerâmicos.

O concreto utilizado em toda a estrutura apresenta especificação de fck 20 MPa, bombeado, com slump entre 10 e 12 cm. O volume de concreto por pavimento atinge cerca de
100 m
³

As lajes apresentam espessura média de 10 cm, com armadura positiva e negativa em telas soldadas. Em alguns casos onde os vãos livres são maiores (8 m x 6 m) a espessura atinge 15 cm. “A opção pelas telas soldadas para armação das lajes se deu em virtude da diminuição do desperdiçio de aço e, principalmente, pela facilidade e rapidez na montagem. Pelos resultados oferecidos, não dá nem pra comparar com a amarração com vergalhões”, explica o eng. Pedro. Nas lajes do Edifício Paradiso estão sendo utilizadas cerca de 10 t de telas soldadas, dos tipos Q159, Q196, Q246, e Q283.

Na avaliação do engenheiro Pedro Demari Neto, o fato de a Construtora Bella Torre buscar sempre incorporar
sistemas construtivos mais avançados, como as telas soldadas, cria um diferencial que valoriza os empreendimentos que executa.

Ele também acredita que um dos principais entraves para a utilização em larga escala das telas soldadas no sul do país está na dificuldade de se encontrar engenheiros calculistas que realizem o detalhamento do projeto diretamente para as telas. “Normalmente, o projeto original prevê a armação com vergalhão, e temos que contar com o apoio dos fornecedores de telas soldadas para que seja feita uma conversão do projeto”. As obras do Edifício Paradiso tiveram início em março de 2005 e a previsão dos construtores é de que estejam concluídas em abril de 2007.

 

 
 
     
 
voltar