Construtora valoriza o uso das Telas Soldadas


Contando com aproximadamente 500 mil m² construídos durante seus 22 anos de existência, a Construtora Tarjab sempre se caracterizou por adotar as mais modernas tecnologias construtivas nos empreendimentos Residenciais que executa na cidade de São Paulo.

Prova dessa preocupação em encontrar as melhores soluções é que há sete anos a Construtora adota as telas soldadas nas armações das lajes de pavimentos tipo na maioria dos prédios que constrói.

De acordo com a engenheira de projetos Eunice Morisue, a empresa acompanha de perto as inovações em termos de processos e materiais na área de construção civil e, no caso das telas soldadas, esses estudos começaram a ser realizados há cerca de sete anos e, desde então, os resultados vêm se revelando promissores.

“As telas soldadas nos dão ótimo retorno em termos de qualidade e uniformidade das armaduras e redução de tempo de execução das lajes. Outro fator que tem viabilizado o uso das telas é o custo global deste serviço que, na somatória de materiais e mão-de-obra, vem se mostrando mais econômico.
Por isso, cada vez mais estamos optando pelas telas na execução das lajes em nossos empreendimentos
residenciais”
, explica o gerente de produção, eng. Paulo Flaquer.

Na avaliação do eng. Flaquer, a questão da qualidade é um critério significativo a favor das telas soldadas. “Além do respeito fiel ao espaçamento exigido pelos projetos, a amarração, que muitas vezes no aço convencional merece um cuidado especial, nas telas soldadas obviamente não gera problemas, facilitando assim a conferência e qualidade da execução”, comenta.

Para a Construtora Tarjab, que concentra seus empreendimentos na cidade de São Paulo, onde os espaços são sempre restritos, as telas soldadas também são muito importantes por chegarem ao canteiro de obras na datas estipuladas, no tamanho correto para utilização nas lajes, não havendo a necessidade de amplos espaços para armazenagem
de material.

O eng. Carlos Borges, diretor técnico, salienta ainda como diferenciais na atuação da Construtora Tarjab, a preocupação em estabelecer parcerias de longo prazo com empresas de primeira linha no segmento da construção, como acontece há vários anos no caso das telas soldadas. “Neste contexto, as empresas buscam conjuntamente a melhor solução técnica para cada empreendimento e se empenham em viabilizar financeiramente o negócio, o que tem ocorrido com sucesso nos últimos anos”, esclarece.

No momento, a Construtora Tarjab executa cinco obras em fase de estrutura, das quais quatro utilizam telas soldadas nas lajes dos pavimentos tipo. São elas:

• Edifício Alicante, com obras iniciadas em outubro de 2003 e previsão de entrega em dezembro de 2006. É composto por uma torre com 16 pavimentos tipo e 64 apartamentos;

• Edifício Ibiza, com obras iniciadas em janeiro de 2005 e previsão de entrega em março de 2007. É
composto por uma torre com 13 pavimentos tipo e 52 apartamentos;

• Edifício Sarah, com obras iniciadas em novembro de 2004 e previsão de entrega em novembro de 2007. É composto por uma torre com 21 pavimentos tipo e 84 apartamentos;

• Edifício Toledo, com obras iniciadas em novembro de 2004 e previsão de entrega em dezembro de 2006. É composto por uma torre com 14 pavimentos tipo e 56 apartamentos.

Juntos, esses empreendimentos utilizarão cerca de 170 t de telas soldadas. Os projetos de arquitetura desses prédios foram executados pelo escritório Rúbio & Monteiro. Já os cálculos das
estruturas ficaram a cargo da Sayeg Engenharia (Edifício Toledo) e SVS Projetos Estruturais (demais edifícios).

 

 
 
     
 
voltar