Estudo
comprova vantagens das telas soldadas na fabricação
das aduelas
A Fermix, fabricante
de tubos e aduelas de concreto armado, está participando do fornecimento das peças para
uma obra que prevê a elevação do nível
do leito da Radial Leste, uma das principais vias que ligam o
centro da cidade de São Paulo com a Zona Leste.
Os trabalhos
foram iniciados em janeiro e prevêem a instalação
de cerca de 1.200 m lineares de aduelas com diversos tamanhos,
sendo que a menor peça tem 1,5 m x 2,5 m e a maior 3,0
m x 3,5 m.
Segundo
o eng. Alírio Gimenez, diretor técnico
da Fermix, essa diferença de tamanho se justifica em virtude
da diferença de vazão nos vários trechos
da obra. "Quando se faz o dimensionamento hidráulico
são feitos estudos das bacias da região para saber
quanto aquela bacia contribui com volume de água quando
houver chuva. Toda água que cai na mesma bacia corre para
os pontos baixos, que é justamente onde estão sendo
instaladas as aduelas para permitir a drenagem".
No caso específico da Radial Leste, está sendo
efetuado um grande aterro para levantar o nível do pavimento
visando evitar o recorrente transborda mento da via transitável
no período de enchentes na cidade.
O engenheiro
explica que, quando o leito principal do eixo da Radial é aterrado, o encaminhamento natural das águas
da chuva é interrompido, daí a necessidade da utilização
das aduelas, para não interferir nesse escoamento natural
das águas da região. Em pequenos trechos, além
das águas da chuva, as aduelas também servirão
para escoamento da água de córregos.
Os construtores se definiram pela utilização das
aduelas na obra da Radial pela impossibilidade de uso de outros
produtos como os tubos de concreto ou de PVC. No caso dos tubos
de concreto, a partir de uma determinada dimensão fica
inviável o seu uso.
Atualmente,
se encontra no mercado tubos de concreto com no máximo
2 m de diâmetro, medida que não supre as necessidades
de uma obra para suportar grandes vazões, como é o
caso da Radial Leste.
Já o PVC apresenta um grave problema em sua origem: é muito
recente a fabricação de peças para grandes
vazões, o produto ainda não foi normatizado e,
portanto, não há avaliação sobre
sua viabilidade em obras deste tipo. Além disso, há uma
série de questões a serem analisadas, como a compactação
do solo, resistência a fogo e altas temperaturas,
etc.
Segundo o eng. Alírio Gimenez, como as aduelas ainda são
uma opção nova no mercado, muitos construtores
não têm uma noção correta das características
do produto. "Elas não são produtos prontos
que possam ficar estocados a espera dos clientes. As aduelas
são projetadas especificamente para cada obra, de acordo
com as características definidas em projeto, levando em
consideração, entre outros fatores, a altura de
aterro que estará sobre a peça".
No caso da obra da Radial Leste as aduelas da Fermix
estão
sendo produzidas com concreto com especificação
de fck de 30 Mpa.
As vantagens da tela soldada
Visando melhorar a
qualidade e eficiência do produto que
fornece, a Fermix realizou recentemente uma série de estudos
sobre qual o melhor processo para construção das
ferragens da estrutura das aduelas. As opções eram
fazer a confecção das armaduras cortando, dobrando
e soldando barras retas de ferro, ou seja, desenvolvendo um trabalho
artesanal, ou comprar as telas soldadas, que já vem em
painéis planos prontos.
De acordo com o eng. Alírio, os resultados surpreenderam
em relação a impressão inicial. "Nós
fizemos uma análise de custos sobre quanto me custava
o preço final das armaduras nas duas situações,
envolvendo mão-de-obra mais material. Logicamente, o preço
inicial das barras é mais baixo que o das telas, entretanto,
após poucos dias de produção já foi
possível perceber que com a tela soldada o produto final
sai mais barato".
Na avaliação dos técnicos da Fermix, os
ganhos se verificam de forma mais clara em termos de tempo, uma
vez que o processo de produção da tela é bem
mais ágil, e de qualidade, em virtude da uniformidade
proporcionada pelas telas.
"
Eu me iludi inicialmente com a questão de preço
das barras, mas quando eu coloquei a mão-de-obra e os
prazos, eu vi que essa ‘economia’ não se concretizava.
Na minha opinião, realmente não se justifica utilizar
outro material na produção das aduelas que não
seja as telas soldadas", avalia o diretor da Fermix.