Telas Soldadas na 2ª fase do CONDOMÍNIO GRANJA BRASIL

Um dos mais sofisticados empreendimentos da região serrana do Rio de Janeiro, o condomínio Granja Brasil, situado no município de Itaipava, entra na segunda fase de execução.
Voltado para o público de alta renda, e concebido dentro do conceito de morar e de viver integrado ecológica e estruturalmente ao município, que é considerado o 3o melhor clima do mundo, o condomínio Granja Brasil prevê uma área construída total de 152 mil m2, num terreno de 414 mil m2, dos quais pouco menos da metade compreendem reserva florestal.
O projeto arquitetônico é assinado pelo Escritório de Arquitetura Edison Musa e a construção está a cargo da Bauhaus Engenharia.

Na primeira etapa das obras, realizada entre 2000 e 2004, foram construídos oito edifícios (um comercial e sete residenciais), compreendendo um total de 43 mil m2 de área construída.
Já na fase atual, iniciada neste ano de 2005, está prevista a construção de sete casas, que fazem parte de um condomínio horizontal dentro do Granja Brasil, e dois prédios de sete pavimentos, um com apartamentos de 2 e 3 dormitórios, e outro com apartamentos de 4 dormitórios. Este último tem como grande diferencial o fato de que o cliente pode optar por diversos tipos de plantas arquitetônicas.

Também estão sendo construídos um shopping center (que abrigará 73 lojas, supermercado, 3 cinemas e um hotel da rede Mercure) e um resort, totalizando nesta segunda fase das obras 57.000 m2 de área construída.

Um dos destaques do empreendimento é que cada área (prédios, hotel, resort, casas), além da infra-estrutura comum do condomínio, possui paralelamente uma infra-estrutura de esporte e lazer totalmente autônoma e privativa.
Segundo o arq. José Luis Leduc, responsável pela obra, a idéia dos construtores é utilizar o melhor em termos de tecnologias construtivas, justamente para se tornar uma referência e um diferencial para um perfil de consumidor cada vez mais crítico e exigente.

Prova disso é que, na primeira fase das obras, a especificação de cálculo previa a utilização de vergalhão no concreto armado. Posteriormente, pensando em termos de qualidade e custos, houve uma conversão no projeto para a utilização de telas soldadas no lugar dos vergalhões.
" Depois que fizemos a primeira experiência em 2000, não deixamos mais de utilizar as telas sol dadas até hoje. Elas nos oferecem agilidade, diminuição dos gastos com mão-de-obra, com a otimização desses recursos humanos", avalia o arquiteto.

Leduc deixa claro que o uso das telas não significa diminuição do número de trabalhadores: "aqui, como temos toda a parte da infra-estrutura do próprio condomínio, que compreende cerca de 10 mil m2 de área de esporte e lazer, com piscinas, restaurantes, quadras de tênis, essa mão-de-obra que porventura foi economizada no transporte de aço pode ser facilmente realocada para essas outras áreas".
As telas soldadas estão sendo utilizadas nas armaduras positivas e negativas das lajes maciças dos diversos edifícios. Essas lajes apresentam espessura média de 10 cm, concretadas in loco com concreto bombeado.

Para potencializar os resultados, os construtores estão posicionando as telas com espaçadores treliçados. "Trata-se de um complemento da tecnologia, que entra como um facilitador e um elemento que dá garantias maiores à qualidade das telas soldadas, nos proporcionando segurança extra para que alcancemos os resultados pretendidos".

O fechamento das paredes externas dos prédios é de alvenaria convencional, revestida com emboço e com acabamento texturizado. Internamente, as paredees são executadas no sistema dry wall.

O concreto utilizado em todo o empreendimento apresenta especificação de fck de 20 MPa.
Um dos reflexos positivos do empreendimento é que, graças ao Granja Brasil, a região de Itaipava, distrito do município de Petrópolis conhecido como um centro gastronômico de alta classe, está passando por um processo de desenvolvimento em termos viários e de sistema de transporte público.

A segunda fase das obras do condomínio Granja Brasil deve estar concluída no final de 2006.

 

 
 
     
 
voltar