Programa para dimensionamento de aduelas

O IBTS e a ABTC – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto estão colocando no mercado um software para dimensionamento e detalhamento de aduelas.

O trabalho corresponde a mais um passo na parceria entre as duas entidades, que vem se intensificando desde a criação da ABTC. A primeira iniciativa con junta foi um trabalho completo sobre tubos de concreto. Depois, teve início um projeto de pesquisa sobre o mesmo tema (ainda em andamento) e agora, dentro do mesmo espírito, foi produzido o software para dimensionamento e detalhamento de aduelas.

A ferramenta destinada aos fabricantes de aduelas traz uma importante contribuição das duas instituições para esse segmento, uma vez que o produto, além do software, vem acompanhado de um manual que oferece a teoria do dimensionamento e apresenta as formas de utilização prática do programa.

Sob a coordenação do IBTS e ABTC, todo esse projeto foi desenvolvido pelo prof. Dr. Mounir Kalil El Debs, da USP- São Carlos, sendo que a produção do software ficou a cargo do doutorando em estruturas, Giuliano Aparecido Romanholo.

Uma das grandes vantagens desse software é que o download é gratuito e já está disponível nos sites da ABTC (www.abtc.org.br) e do IBTS (www.ibts.org.br).

 

 
 
     
 
voltar