Condomínio de alto padrão na Lapa utiliza Telas Soldadas


 

O bairro do Alto da Lapa, na zona oeste da capital paulista, ganhará no próximo ano um empreendimento de alto padrão: trata-se do Condomínio Horizons, que está sendo executado pela Construtora Even, com incorporação conjunta com a Seisa Mester.

O Condomínio está sendo erguido em um terreno de 8.640 m², com pouco mais de 53 mil m² de área construída, e é composto por três torres de 27 pavimentos tipo e dois pavimentos de cobertura duplex cada. No caso das torres Cidade e Serra, são 2 apartamentos por andar, com 151 m² de área útil, sendo 54 apartamentos tipo e 2 coberturas duplex por torre.

Já na torre Mar são 108 apartamentos de 117 m² (quatro por andar) e 4 coberturas duplex. A área de lazer é um dos destaques do empreendimento.

Segundo o eng. responsável, Fabiano Delvaux, as fundações foram executadas com sapatas, tendo em vista as condições do solo da região. O empreendimento está sendo construído com estrutura convencional de concreto armado e vedações em alvenaria com blocos cerâmicos. Há também a inserção de peças pré-moldadas (escadas e algumas vigas dos pavimentos tipo), produzidas no próprio canteiro de obras.

Todo o concreto utilizado na construção tem especificação de fck de 30 MPa, com utilização de aditivos, para melhorar a sua trabalhabilidade. Para execução do Condomínio Horizons serão utilizados aproximadamente 13.000 m³ de concreto dosado em central. O transporte vertical do concreto é feito por duas gruas montadas no canteiro e excepcionalmente é utilizada bomba de concreto.

Uma das tecnologias adotada no empreendimento é a utilização de telas soldadas nas armações positiva e negativa das lajes dos pavimentos tipo das três torres. Essas lajes são maciças, de concreto armado, com espessura de 12 cm.

O projeto original das lajes previa as armações com vergalhões. Entretanto, segundo os construtores, a alteração para telas soldadas trouxe importantes ganhos de qualidade e produtividade.
“ O uso de telas soldadas na armação das lajes reduziu o número de posições, melhorou a precisão na disposição da armadura, aumentou a velocidade de montagem das lajes e eliminou praticamente todas as amarrações com arame recozido, gerando um importante ganho de produtividade e melhorando a relação custo-benefício da armação das lajes", esclarece o engenheiro.

No total, serão utilizadas nas obras do Condomínio Horizons cerca de 240 t de telas soldadas. Aproximadamente 95% desse total serão de telas com medidas especialmente desenvolvidas para este projeto. Para o engenheiro Fabiano, o fato de se contar com quase a totalidade das telas em dimensões especiais auxilia o trabalho, pois diminui o número de cortes e praticamente elimina as sobras.

O engenheiro Luciano Fornazari, também responsável pelas obras, lembra que a tecnologia das telas soldadas está sendo utilizada juntamente com treliças para apoio das armaduras negativas, que vem se mostrando bem mais eficientes em relação aos tradicionais "caranguejos".

As obras do Condomínio Horizons tiveram início em fevereiro de 2004 e a expectativa dos construtores é de que estejam concluídas em julho de 2006.

 

 
 
     
 
voltar