Telas soldadas em estação de tratamento de esgoto

Utilização de telas especiais garantiu sucesso da obra em Campinas

Estão em fase de conclusão da primeira Estação de Tratamento de Esgotos do município de Campinas, no estado de São Paulo. Localizada na região sudeste da cidade, às margens do Ribeirão Samambaia, a estação da Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas, tem por finalidade o tratamento de esgotos sanitários despejados no ribeirão.

No desenvolvimento da obra já foram construídos diversos processos de tratamento como Estações Elevatórias, Caixas de Areia, Lagoa Aerada, Decantadores, englobando uma área total de aproximadamente 13.300 m2, em uma gleba de 20 mil m2. O término das obras está previsto para o próximo mês de junho.

Segundo o eng. Edson ª Coghi, diretor-proprietário da Ediza Engenharia, empresa responsável pelo gerenciamento da obra, um dos destaques da construção é a utilização de telas soldadas projetadas especialmente para suportarem as cargas solicitadas e substituírem a armadura tradicional com ferros corridos.

Tela soldada trouxe excelentes resultados

"A construção civil se desenvolve muito rapidamente no Brasil, com novas tecnologias, algumas já conquistando seu lugar no mercado, como é o caso das telas soldadas. Tendo isso como base, e em parceria com nosso cliente, desenvolvemos um estudo sobre esse tipo de armação, sempre assessorados pelo fornecedor (Gerdau S/A) e concluímos que sua utilização seria altamente positiva", afirma o engenheiro.

Para chegar a essa decisão, a Ediza e a Sanasa levaram em consideração, principalmente, as vantagens oferecidas pelo uso das telas, tais como qualidade final da estrutura, velocidade de execução e segurança dos operários durante a aplicação na obra, erro zero de montagem e facilidade de armazenamento.

As telas soldadas estão sendo aplicadas em paredes e lajes maciças, num total de 60 t. Suas características de rapidez e segurança possibilitaram redução significativa no prazo de execução, poupando cerca de 30% em relação ao aço convencional, resultando, assim, num custo/benefício mais atraente.

Para o eng. Edson Coghi, "a utilização das telas soldadas se torna cada vez mais necessária para a modernização da construção civil". A Ediza Engenharia foi fundada há 5 anos na cidade de Campinas. É especializada em construções e gerenciamento de obras industriais de médio porte e obras públicas. Entre os clientes já atendidos estão a Pepsico do Brasil, CEASA – Centrais de Abastecimento, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, Robert Bosch do Brasil, Villares Metais, Bandag do Brasil, Westwaco do Brasil, O.S.G. Ferramentas de Precisão, Cardinalli, e Rigesa Celulose, Papel e Embalagens.

 

 
 
     
 
voltar