Corredor
de Ônibus com Tecnologia
de Primeiro Mundo
Curitiba
utiliza alternativa inédita no Brasil
Mais um trecho
urbano em pavimento estruturalmente armado acaba de ser executado
em Curitiba (PR) integrando as obras de implantação da Linha Circular
Sul, para ônibus biarticulado, realizadas em 5 bairros pela Prefeitura
Municipal.
O projeto da
Linha Circular Sul configura a maior intervenção no setor de transporte
coletivo nos últimos 15 anos na capital paranaense, interligando
7 terminais de ônibus, numa extensão de 26 km. Farão parte da linha
38 estações-tubo para embarque e desembarque com capacidade para
transportar 100 mil passageiros por dia, além de melhorar o trânsito
em vias importantes da cidade por onde circulam cerca de 46 mil
veículos por dia.
Além da infra-estrutura
viária, as obras envolveram paisagismo, obras-de-arte corrente,
sinalização semafórica, sinalização horizontal e vertical e obras
complementares. O custo total do projeto foi de R$ 18 milhões e
a Prefeitura de Curitiba teve o apoio do BID Banco Interamericano
de Desenvolvimento.
Opção pelo concreto
armado
O trecho em
concreto estruturalmente armado, com 330m, fica na r. Luiz Gaspari
e é destinado à canaleta exclusiva dos ônibus biarticulados. O projeto
da linha Circular Sul previa inicialmente a execução dessa pista
em pavimento flexível, mas o Departamento de Pavimetação da Secretaria
de Obras Públicas com a consultoria da Gerdau, ABCP. Amodal
e Cimento Itambé preferiu optar pelo concreto estruturalmente
armado.
Segundo a eng.
Manuela de Amaral Marqueño, da Secretaria Municipal de Obras Públicas,
a opção foi principalmente técnica. "Por conta do projeto,
a galeria celular ficou longitudinalmente dentro de parte da pista
para ônibus. Com isso, poderiam ocorrer futuramente problemas de
recalque diferencial no encontro da galeria celular com o pavimento
flexível", comenta Manuela.
A engenheira
explicou também que a escolha do concreto estruturalmente armado,
ao invés do pavimento de concreto simples, deveu-se também ao problema
de limitação de espessura total do pavimento sobre a galeria celular
existente, pois com o concreto simples haveria um acréscimo de,
no mínimo, 7 cm na espessura da placa, prejudicando a concordância
da pista nos cruzamentos com as ruas transversais existentes.
Tela soldada
garante resistência
Para viabilizar
o pavimento de concreto armado, executou-se inicialmente a sub-base
em moledo (material composto de argila, saibros e rochas decompostas),
conforme previa o projeto original e, em seguida, a base em concreto
rolado, com espessura de 10 cm, sob uma camada de 15 cm de brita
graduada. Depois, foi executado o pavimento rígido estruturalmente
armado, com espessura de 14 cm e fck=25MPa, com armadura dupla em
telas soldadas separadas por espaçadores soldados e com juntas transversais
a cada 15 m.
De acordo com
o projeto, foi utilizada uma tela inferior, situada a 3 cm da face
inferior, e uma tela superior, com comprimento de 3 cm, separadas
por espaçadores soldados de 8 cm de altura. Além disso, em torno
das caixas de captação foi executado reforço com tela soldada. As
telas utilizadas foram EQ138, EQ246 e EP503/246/13, totalizando
cerca de 20.150 kg.
Apesar da pouca
experiência da Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba
no uso de tela soldada, a eng. Manuela Marqueño esclarece que "poderíamos
citar como vantagens, sem comparativos, a qualidade obtida com a
tela soldada, a rapidez de execução e a necessidade de pouca mão-de-obra
para montagem da estrutura".
Tecnologia em
novas obras
Ainda segundo
a engenheira, apesar de ter sido a primeira obra de pavimento urbano
de concreto estruturalmente armado executada em Curiba, o resultado
foi satisfatório. A expectativa da Prefeitura de Curitiba é obter
resultados cada vez melhores nas próximas obras, com a introdução
de novas tecnologias como, por exemplo, a vibroacabadora para execução
desse tipo de pavimento.
"Conseguindo
obter com o pavimento de concreto armado um custo equivalente ao
pavimento flexível, teremos uma alternativa extremamente atraente
e competitiva, devido a várias vantagens já comprovadas do pavimento
rígido, como o baixo custo de manutenção, economia com iluminação
pública, maior segurança, redução dos gastos operacionais, etc",
conclui a eng. Manuela do Amaral Marqueño.
|