Viabilizar,
em curtíssimo prazo, a ampliação dos galpões
da unidade do bairro da Lapa, em São Paulo, era o grande
desafio da Alstom Brasil, vencedora de concorrência internacional
para fornecimento de vagões para o metrô de Nova
Iorque, para que pudesse entregar os trens dentro dos rigorosos
prazos definidos pelos norte americanos.
Para dar conta
dessas necessidades, a construtora Camargo Correa executou 6.480m2
de pavimento industrial num prazo recorde, entre os meses de março
e novembro. O projeto de execução ficou a cargo da
LPE Engenharia. O pavimento apresenta espessura variável
de 12, 14 e até 30cm, em função da sobrecarga.
O concreto
especificado apresenta fck 30 MPa, com resistência à
tração de fctM,k 4,5 MPa, abatimento 8 ± 1cm,
teor de argamassa: 49% <a<52%, consumo mínimo de cimento
de 320kg/m3, retração hidráulica máxima
de 400µ/m, com armação superior e inferior em
tela soldada.
Segundo a eng.
Vera Caputo, gestora de custo e análise econômico financeiro
de obras de edificação da Camargo Correa, a utilização
das telas foi fundamental. Por conta da necessidade de rapidez,
foi feito um estudo visando otimizar prazos, que consistiu em que
as telas chegassem à obra nas dimensões corretas,
prontas para serem aplicadas, facilitando sobremaneira a execução
do piso. "A necessidade de rapidez, ale, da qualidade exigida,
fizeram com que as telas soldadas fossem imprescindíveis
para essa obra", avalia a engenheira.
O acabamento do piso é do tipo liso, com pintura epóxi,
sem a utilização de qualquer tipo de aditivo no concreto.
Para garantir o nivelamento e a planicidade necessários,
foi utilizado o equipamento laser screed.
Ao todo, foram
utilizados na obra 51t de telas soldadas e cerca de 1.000m3 de concreto.
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