Tecnologia viabiliza obra aeroportuária

Piso de Concreto Estruturalmente Armado com Tela Soldada Garante Orçamento

Encontrar uma solução eficiente e dentro de um orçamento apertado para a construção do piso do Centro da Manutenção de Aeronaves da TAM, em São Carlos (SP). Essa foi a difícil situação em que se encontrou a Dumont Engenharia Aeroportuária, responsável pelo projeto e execução da Fase 1 do empreendimento.

O local onde foi construído o Centro abrigava antigamente a Companhia Brasileira de Tratores (CBT), cujas instalações possuíam até um aeroporto completo, com pista de 1.500 m asfaltada, hangar, pátio de aeronaves, terminal de passageiros, torre de controle, balizamento noturno, etc. Tudo isso se manteve conservado até os dias de hoje, graças a uma desapropriação feita pelo Estado na década de 90, quando a área do aeroporto passou a ser administrada pelo Departamento Aeroviário do Estado.

A primeira fase do projeto consistiu na construção de uma pista de taxeamento de 880 m, ligando o aeroporto às instalações da antiga fábrica, três pátios de aeronaves, somando 20.000 m2, e um hangar de 5.000 m2, com vão livre de 100 metros, para operações de aeronaves da envergadura do Airbus A 330.

Segundo o eng. Cláudio Borges, um dos responsáveis técnicos da obra, o projeto foi desenvolvido em quatro frentes: hangar, terraplanagem, pavimentação asfáltica e pavimento rígido. A experiência acumulada em diversas outras obras de pátios de aeroportos, levou a empresa a projetar o pavimento rígido em concreto simples, com placas de 4,5 m x 3,5 m e barras de ligação e de transferência, sobre sub-base de BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento).

"O projeto estava seguindo bem de perto o pré-dimensionamento do estudo de viabilidade que havíamos feitos alguns meses antes, e, portanto, os quantitativos de materiais estavam sob controle. Entretanto, quando recebemos os primeiros orçamentos de mão-de-obra das poucas empresas especializadas em execução de pavimento desse tipo, o orçamento realmente fugiu do controle, justamente no item que respondia por mais de 50% do custo da obra", explica o eng. Cláudio Borges.

A solução para o problema começou a ser encontrada através de uma indagação: "por que o custo da mão-de-obra do piso do hangar, que seria feito por empresas de piso industrial era muito inferior ao do piso do pátio, se na prática os dois receberiam os mesmos tipos de carregamento?"

Os técnicos da Dumont contataram então as empresas EP e LPE, especializadas, respectivamente, em execução e consultoria em pisos industriais e chegaram a conclusão que, se utilizassem o conceito de pisos de concreto estruturalmente armados com telas soldadas e barra de transferência, conseguiriam reduções na espessura da sub-base de BGTC, na camada de concreto (que teve especificação de fck de 32 MPa). Essa solução possibilitou ainda executar placas com dimensões maiores (10mx 15m), reduzindo a quantidade de juntas no piso, com um consumo de cimento menor que o do concreto especificado, de fct = 5,0 MPa, evitando também possíveis problemas de fissuras durante a cura do pavimento.

Para o eng. Cláudio Borges, "a análise dos custos com materiais ficou praticamente idêntica ao pavimento de concreto simples, mas com a grande vantagem de poder ser executado por empresas de pisos industriais, cujo mercado é bem mais dinâmico e competitivo. Essa mudança de tecnologia nos permitiu trazer o orçamento de volta a normalidade até o final da obra."

De acordo com os construtores, no total foram utilizadas 330t de telas soldadas, que possibilitaram o desenvolvimento da construção com extrema rapidez (pavimentação de cerca de 1.000 m2 por dia), de forma organizada e com preparação muito simples.
"Acreditamos que o sucesso dessa obra agirá com um divisor de águas na área de aeroportos, quer seja pela agilidade e confiabilidade da execução, ou mesmo pela perspectiva de uma vida útil mais longa para o pavimento, uma vez que reduzimos de forma significativa a quantidade de juntas do pavimento", avalia o eng. responsável.

O Centro de Manutenção da TAM foi oficialmente inaugurado no final do mês de novembro.

 

 
 
     
 
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