Competitividade leva à Racionalização

Busca pela eficiência prevê incorporação de sistemas que utilizam tecnologias como as telas soldadas

A baixa preocupação com ganhos de produtividade retardou a incorporação do conceito de racionalização nas construções no Brasil. A situação começou a se modificar graças à grande competitividade do mercado, que levou os construtores a buscarem processos que otimizem a sua atividade.

Essa preocupação com a eficiência atingiu as armaduras, com a incorporação da tecnologia das telas soldadas, que apresenta grande destaque por contribuir com a racionalização, qualidade e produtividade do processo construtivo como um todo. Nesta matéria especial, destacamos algumas obras que retratam soluções envolvendo a racionalização.

Vencendo obstáculos no terreno

Iniciada em 1997, a construção do novo parque gráfico do jorna "O Globo", em Duque de Caxias (RJ), enfrentou uma série de dificuldades, dadas as condições do terreno, de cerca de 172 mil m2. Para se ter uma idéia dos problemas enfrentados, a heterogeneidade do solo e a grande presença de rochas obrigaram que, nas fundações, as sapatas fossem liberadas uma a uma para execução. Entre as técnicas e produtos utilizados pela Construtora Norberto Odebrecht para agilizar e dar qualidade à construção, destacaram-se a produção de vigas e pilares pré-moldados no próprio canteiro de obras, o sistema de fôrmas deslizantes e as telas soldadas na execução dos pisos.

Segundo o Eng. Pedro Augusto Carneiro Leão, gerente de Contrato da construtora, somente com a utilização de telas soldadas foi possível cumprir os curtíssimos prazos definidos. Outro importante resultado do uso dessa tecnologia foi a economia de mão-de-obra. "Na obra do O Globo, alcançou-se um índice de cerca de 50% de redução no total de homens/hora, que resultou em economia e possibilidade de cumprimento de prazos bem mais arrojados", avalia.

As péssimas características do terreno também foram o principal obstáculo durante a construção do piso da unidade engarrafadora da Vonpar/Coca-Cola, em Porto Alegre (RS). A solução adotada na época por construtores e projetistas foi a construção do piso apoiado sobre estacas e sem vigas. Nesse caso, o uso de telas soldadas foi importante porque possibilitou o posicionamento exato da armadura e evitou fissuras. Segundo o Eng. Marcelo Figueiredo, responsável pela obra, as telas também proporcionaram qualidade e prazo menor de execução, e facilitaram a organização da obra e da mão-de-obra.

Grandes vãos livres

Inaugurado no início do ano 2000 e localizado numa área de aproximadamente 100 mil m2, na Avenida das Nações Unidas (SP), o Shopping Villa Lobos teve sua construção viabilizada graças ao emprego de tecnologias avançadas que permitiram racionalização do processo de execução, sem perda da excelência na qualidade e prazos. A grande peculiaridade desta obra estava na modulação diferenciada, com vãos de 12,7m x 12,7m (sendo que, no geral, os shoppings adotam modulação de 8mx 8m), deixando-a visualmente mais leve, e, consequentemente, exigindo uma estrutura de concreto mais reforçada.

Essa concepção de modulação diferenciada permitiu o desenvolvimento das lajes planas, favorecendo a implantação do sistema de fôrmas e a aplicação de telas soldadas nas armaduras inferiores e superiores. Para o eng. de produção da construtora Hochtief do Brasil, Fábio Aulicino, a grande vantagem da tela soldada foi a facilidade de utilização, sem necessitar de mão-de-obra especializada, além de agilizar a descarga do material e tronar mais fácil seu posicionamento sobre a fôrma, sem perda de tempo na montagem.

Outra obra que privilegia os grandes vãos é a do Transamérica Towers, edifício de 18 andares construído na zona sul de São Paulo. A Gramont Engenheiros Associados projetou a estrutura dentro do conceito de lajes plana protendidas sem vigas e capitéis e vãos entre pilares de 7m.

Nesta obra, a laje plana preponderante utilizou telas soldas, consideradas solução ideal para este tipo de armadura. Segundo Monteiro, com o esquema de laje plana nem se discutiu a viabilidade da utilização da tela soldada, pois evitou interferência com vigas e a aplicabilidade do produto foi de 100%.

Novas tecnologias

Projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake e considerado uma verdadeira obra de arte, o prédio da unidade VI do Laboratório Aché, com 3 pavimentos e previsão de conclusão em 2001, traz especificidades como as altas cargas que o piso deverá suportar e a necessidade de se criar pavimentos com pé direito alto, para passagem de dutos e fiações. Devido a essas características, estão sendo usadas várias tecnologias construtivas. Os primeiros pavimentos e pilares foram todos feitos com peças pré-moldadas de concreto. Já do segundo andar até a cobertura as estruturas são moldadas in loco. Por sua vez, parte das lajes foram pré-moldadas, solidarizadas por uma capa de concreto armado com telas soldadas, e outra parte produzidas através do sistema "steel deck", que também recebeu armadura em tela soldada.

Essa mescla de diversas tecnologias construtivas, visando a racionalidade da construção, também esteve presente nas obras do Meliá Confort São Paulo Office Park. A construção foi feita em estrutura mista de concreto pré-moldado e moldado in loco. Depois de instaladas, as lajes pré-moldadas receberam um capeamento de concreto com armadura de telas soldadas, que já serviu de acabamento do piso para a instalação de carpete.

A construtora também desenvolveu um painel de fachada estrutural, fabricado com concreto e telas soldadas, autoportante, trazendo inclusive o desenho dos caixilhos, eliminando a necessidade de emboço e reboco externos e internos. Todas as escadas, sacadas e peitoris do Meliá Confort também foram pré-moldados. Segundo o Eng. Raul de Almeida e Silva Jr., gerente da obra e responsável pela estrutura, as telas soldadas garantiram perda zero do material, permitindo trabalhar de forma enxuta e racionalizada.

Outra obra de grande representatividade que optou pela construção modular á e do Convention Corporate Plaza, um dos maiores empreendimentos da cidade de São Paulo na área de business travel, localizado na Avenida Ibirapuera, com duas torres que abrigarão flats e uma com conjuntos comerciais. Tendo em vista os prazos fixados, a construtora INPAR apostou no sistema de montagem, usando escoramento metálico, fôrmas e painéis de alumínio leve. Nesse sentido, a opção pelas telas soldadas foi natural, uma vez que as armaduras chegaram ao canteiro prontas para serem colocadas sobre as fôrmas. Segundo o Eng. Ubirajara Martins Mesquita, gerente da obra, a facilidade de organização do canteiro de obras e, principalmente, a rapidez na montagem das telas soldadas permitiram que se dedicasse mais tempo ao controle da qualidade da laje.

Agilidade e baixo custo

A previsão de constante tráfego de veículos sobre o piso da cobertura, área reservada ao estacionamento do Praiamar Shopping Center, maior empreendimento imobiliário da região da Baixada Santista (SP), levou os construtores a optarem pela impermeabilização da laje com manta asfáltica (5 mm), além da execução de uma proteção mecânica. Nesse caso, o problema era que a manta não podia ficar exposta à insolação excessiva (pelo risco de ocorrer bolhas de ar que danificassem a impermeabilização). Assim, a proteção mecânica precisou ser executada com extrema rapidez, logo após o teste de estanqueidade.

Essa proteção mecânica foi constituída de uma camada de 3 cm de concreto celular de 18 MPa (para evitar agredir a manta) e uma camada de 4 cm de concreto com pedrisco de 18 MPa com armadura de tela soldada, proporcionando a exigida velocidade na execução da armadura (considerando sobretudo o período de chuvas), além de garantir o controle do fissuramento da proteção mecânica. Com este procedimento, também foi possível que a proteção mecânica da manta funcionasse como parte colaborante na placa de piso do estacionamento.

Tendo em vista o grave déficit habitacional verificado no Brasil, quando se fala em moradia para população de baixa renda, necessariamente está se falando em rapidez. No caso do Projeto Cingapura, implantado desde 1994 pela Prefeitura de São Paulo, esse ponto é ainda mais importante, porque, de acordo com o sistema empregado, os barracos onde as famílias estão morando são derrubados, elas são transferidas para um alojamento e os prédios são construídos na área demolida.

Visando aliar as características de qualidade, agilidade e baixo custo, os apartamentos do Cingapura são construídos em alvenaria estrutural, com blocos de concreto e lajes maciças armadas com telas soldadas, sendo que o padrão da obra não prevê revestimento interno nos blocos e sobre as lajes. na avaliação do Eng. Marcílio Pereira Tosta Neto, gerente do consórcio de construtoras responsáveis pelas obras, a armadura convencional exigiria o dobro do tempo gasto para executar uma laje com essas características. "Além de ser mais rápida a aplicação da tela soldada na laje, não temos que perder tempo cortando, dobrando e estocando o aço, pois a tela é entregue sob medida, oferecendo melhores condições de armazenamento e diminuindo os custos com mão-de-obra", justifica.

Tratamento de esgotos

Durante a construção da ETE - Estação de Tratamento de Esgotos da Parmalat, no município de Itamonte (MG), uma das principais preocupações dos engenheiros da empresa foi evitar a fissuração do concreto. A solução para esse problema veio com a utilização de telas soldadas no piso e paredes do tanque de aeração, que tem capacidade de volume de 4.400 m3.

Segundo o Eng. Roberto Medeiros, gerente de Obras e Meio Ambiente da Parmalat, pelo fato de não haver necessidade de impermeabilizar os tanques, as telas soldadas foram fundamentais por proporcionarem o controle efetivo da fissuração do concreto. Além disso, as telas permitiram facilidade de colocação e escoramento das mesmas, não havendo desperdício de material no final da obra.

Novos usos

Dentre os processos utilizados para estabilização de taludes, um dos destaques é o solo grampeado. Segundo o Eng. Renato Armando Silva Leme, o solo grampeado é formado pela associação de telas soldadas recobrindo o talude, chumbadores fixados ao maciço, camada delgada de concreto projetado incorporando as telas soldadas, e sistemas de drenagem. A tela soldada desempenha importante papel nesse processo, fazendo a união entre os elementos resistentes à tração e a camada de concreto, trazendo vantagens como qualidade controlada, economia e colocação fácil e rápida.

Uma obra extremamente complicada, a construção da Garagem Trianon, sob a praça Alexandre de Gusmão e o Parque Trainon, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, realizada em 1999, exigiu uma logística especial para se viabilizar. O compromisso de garantir as características paisagísticas do local fizeram com que os construtores praticamente reconstruíssem a praça depois da conclusão das obras da Garagem.

A estrutura da obra foi projetada dentro do conceito de lajes planas protendidas, recebeu peças pré-moldadas em sua contensão lateral, acabamento "laje zero" definitivo na concretagem e, complementarmente, armada com telas soldadas. Por indicação do projetista, as telas também foram utilizadas com sucesso na pavimentação da praça, que foi totalmente reurbanizada.

 

 

 

 

 

 

 
 
     
 
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