Tecnologia a Serviço da Informação

Construção Civil evolui com a Internet

O século XX chega ao seu final com o predomínio do processo de globalização da economia. Essa realidade impõe aos setores produtivos duas condições básicas para a sobrevivência: atualização tecnológica e tratamento privilegiado à informação.

Multimídia e informatização

A ABCP lançou em 1997 um CD-ROM sobre CAD - Concreto de Alto Desempenho, tendo como objetivo utilizar a nova linguagem para explicar os conceitos gerais desse tipo de concreto, suas aplicações e vantagens em estruturas de edifícios. Graças `a boa receptividade, a entidade decidiu lançar, dois anos depois, uma nova versão do produto, interativa e dirigida especialmente a engenheiros projetistas de estruturas já familiarizados com o concreto convencional e interessados em atualizar-se tecnicamente.

O processo de informatização colocado em prática pela ABCP atingiu também sua biblioteca, que abriga o maior acervo em cimento e concreto, com mais de 20 mil títulos antigos, publicações técnica e normas nacionais e internacionais. O sistema implantado propicia agilização nas consultas que atingem a média de 2 mil por ano. Essa consulta também pode ser feita através do site da entidade: www.abcp.org.br.

Apresentando farto conteúdo técnico sobre cimento e concreto, o site da ABCP abriga também o DCC - disque cimento e concreto, espaço destinado ao envio de questões dos usuários que são prontamente respondidas pelo pessoal técnico da entidade. Além de acessar as informações, o internauta pode utilizar-se do site para adquirir publicações técnicas produzidas pela entidade.

Detalhar todas as informações sobre a tecnologia do CDC - concreto dosado em central. O site da ABESC (www.abesc.org.br) cumpre plenamente este objetivo e oferece como principal diferencial um ícone em que o construtor ou engenheiro pode realizar uma comparação de custos entre CDC e concreto misturado na obra. Uma novidade no site: uma seção com manuais sobre concreto, voltados para estudantes de nível técnico e de faculdades de engenharia e arquitetura.

Já o site interativo do IBTS (www.ibts.org.br) apresenta os tipos de telas soldadas produzidas no Brasil, demonstra as vantagens de sua utilização, trazendo inclusive um ícone para que o usuário estabeleça a comparação de custos com processos convencionais. No site é possível consultar diversos exemplos práticos de utilização das telas soldadas, esclarecendo todos os tipos de obras que podem receber armadura de tela. Uma grande vantagem para os internautas é a possibilidade de fazer dowmload das tabelas com especificação das telas soldadas e de manuais técnicos e pesquisas já produzidos pela entidade. Além disso, a entidade mantém um corpo de consultores para responder qualquer dúvida enviada por e-mail sobre a utilização de telas soldadas.

Exemplo do grande interesse do público internauta pelas nova tecnologias é o número de visitas feitas ao site do IBTS, lançado em 1999. Segundo dados da entidade, nos primeiros dois anos de existência, o site foi acessado por cerca de 80 mil usuários de todo o Brasil e de mais de 30 países.

Uma das principais entidades ligadas ao segmento de concreto, o IBRACON se destaca por procurar situar-se na vanguarda em relação ao uso da informatização como ferramenta para difusão de conhecimento e informação. Nesse sentido, a entidade efetivou neste ano 2000 o processo de digitalização de todo o acervo de publicações e documentos. Todo o material foi gravado em CD-ROM e graças à tecnologia utilizada por uma empresa especializada em computação foi possível garantir as características originais dos textos, fotos, gráficos e tabelas, propiciando à entidade resguardar definitivamente a manutenção de seus arquivos.

Concreto ganha um Portal

Agora, engenheiros, calculistas ou estudantes interessados em obter essas publicações que encaminharem seus pedidos, recebem os textos no mesmo dia, através de download. Os pedidos podem, inclusive, ser feitos pela Internet. Nesse caso, o usuário têm duas formas de acesso ao IBRACON: o site institucional (www.ibracon.org.br) e o recém lançado portal do concreto (www.e-concreto.com.br).

No site institucional podem ser conhecidas as publicações técnicas elaboradas desde de 1972, quando foi fundada a entidade. Os trabalhos estão catalogados por assunto, com resumo dos conteúdos e respectivos preços. Os pedidos podem ser feitos através de e-mail, dentro do próprio site do IBRACON. Também é possível conhecer em detalhes todas as atividades e eventos organizados pela entidade e associadas.

Já o Portal do Concreto lançado no segundo semestre do ano 2000, e ainda em fase experimental, tem como objetivo agregar todas as informações, material técnico, dicas, notícias e eventos relacionados com o segmento do concreto. O Portal apresenta inovações como o ícone Job Concreto, banco de dados onde profissionais e estudantes de engenharia civil podem divulgar seus currículos pela Internet.

Voltado especificamente para o setor empresarial, o ícone Fornecedores traz cadastro com informações detalhadas das principais empresas ligadas ao setor do concreto. Já o ícone Concreto possibilita encontrar informações e explicações técnicas sobre os principais termos ligados ao tema, em português e inglês.

Muitos teóricos afirmam que as duas últimas décadas representam a mudança da era do comércio para a era da informação. Incontestável é o fato que entramos neste milênio com uma facilidade de acesso às informações como nunca foi visto em toda a história.

Para as empresas, essa realidade embute uma enorme responsabilidade: por um lado, a necessidade de tomar contato com todo esse conhecimento, utilizando-o como ferramenta para a atualização constante de seus produtos e serviços; por outro lado, a preocupação permanente em disponibilizar informações e interagir com o público consumidor, como única forma de não desaparecer no meio desse imensurável mercado global.

 

 

 

 

 
 
     
 
voltar