Perfeita Sintonia com Você

Realização de cursos e seminários, além da produção e distribuição de farto material técnico demonstram a preocupação das entidades do setor de concreto armado com a reciclagem dos profissionais de engenharia e arquitetura


Difundir informações relativas a novos materiais, técnicas e tecnologias de construção relacionados com o concreto armado é a razão de existência do jornal Tecnologia do Concreto Armado em Notícias, e, consequentemente, um dos principais objetivos das entidades que o mantêm (ABCP, ABESC, IBRACON e IBTS). Este trabalho vem sendo potencializado nos últimos anos, fruto de uma exposição e representatividade cada vez maiores do setor da construção civil em toda a sociedade. Antecipando uma necessidade de todos os seguimentos da economia e visando adequar-se à tendência mundial de desenvolvimento e racionalização, os empresários do setor passaram a se reunir para traçar uma radiografia do segmento, na busca por soluções e alternativas principalmente no que diz respeito ao déficit habitacional em nosso país. Um dos resultados práticos desse esforço concretizou-se nas tr6es edições do Construbusiness - Seminário da Indústria Brasileira da Construção. Os estudos desenvolvidos permitiram visualizar a posição do setor da construção no Brasil: representatividade de quase 15% do PIB brasileiro, respondendo por cerca de 13,5 milhões de empregos. Também foi possível verificar que os principais obstáculos à evolução do setor estão relacionados com a qualificação da mão-de-obra e com a necessidade de políticas estáveis para suprir o déficit habitacional no país.

Graças a essa atuação integrada, o segmento da construção fortaleceu-se politicamente, sendo escolhido pelo Governo para inaugurar uma nova estrutura, os Fóruns de Competitividade. Lançado em maio de 2000, o Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil, reúne governo, iniciativa privada e trabalhadores, com o objetivo de buscar alternativas para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor habitacional.

Investindo em qualificação

Para cumprir sua parte na busca desses ambiciosos objetivos o setor da construção conta com o trabalho efetivo de suas entidades representativas, que vêm pautando a atuação pelo desenvolvimento de iniciativas visando oferecer constante "reciclagem" aos profissionais de engenharia e arquitetura, assim como a devida atualização aos universitários, ou seja, os futuros profissionais.

Atingindo esses dois perfis de público, e também a área acadêmica, e concretizando o objetivo de fomentar e reciclar a tecnologia da arte do concreto, no âmbito da sua Cadeia Produtiva, o Congresso Brasileiro do Concreto é m dos principais eventos do setor, que chega em 2001 à sua 43ª edição, mantendo um caminho de constante evolução, devidamente registrada em todas as edições do jornal Tecnologia do Concreto Armado em Notícias.

Além de caracterizar-se como o maior fórum de intercâmbio das mais recentes tecnologias do segmento do concreto, com diversas palestras de renomados profissionais e sessões plenárias, o Congresso Brasileiro do Concreto destaca-se por estar sempre buscando novas formas de acesso às novidades relativas ao concreto. Foi assim, em 1998, com a criação das sessões pôsteres (que permitiram praticamente dobrar o número de trabalhos técnicos apresentados) e a publicação dos anais das palestras em CD-ROM. Já o trabalho voltado especificamente para os profissionais de engenharia e arquitetura visa mantê-los atualizados sobre as inovações que estão sendo colocados em prática no segmento da construção, relacionadas à área de concreto armado. O acesso a essas informações está cada vez mais facilitado: através de CD-ROMs produzidos pelas entidades e distribuídos para profissionais de engenharia e arquitetura, acesso irrestrito às bibliotecas das entidades, organização de cursos sobre temas de maior interesse dos profissionais, etc. A expectativa das entidades é de que essa constante reciclagem e aperfeiçoamento profissional representem molas propulsoras de uma nova mentalidade de desenvolvimento com qualidade que, espera-se, prolifere entre os profissionais brasileiros.

Preparando os futuros profissionais

Em relação ao público universitário, o trabalho de difusão é de suma importância, pois trata-se de municiar os futuros profissionais de informação suficiente para que possam ingressar no mercado de trabalho aptos a lidar de forma eficiente com as novas tecnologias de construção. Por conta disso, já foram confirmados convênios enter entidades ligadas ao setor de concreto armado e dezenas de faculdades de engenharia e arquitetura, espalhadas por todo o país. Esses acordos provêem, inclusive, a utilização em sala de aula de material especialmente produzido pelos técnicos das entidades, em linguagem didática e comentada, e com recursos multimídia, facilitando o interesse e compreensão de professores e alunos. Além disso, técnicos gabaritados das entidades visitam constantemente as universidades e proferem palestras sobre assuntos d maior interesse dos jovens universitários. Mas, sem dúvida, uma das formas mais diretas de interface com o segmento universitário, vem se dando através da participação nas últimas edições do Congresso Brasileiro do Concreto, onde se tem procurado abrir cada vez mais espaços para os estudantes.

No ano de 1999, foi criado o Prêmio Lúcio Costa, concurso destinado a estudantes de arquitetura. No mesmo ano, na sua 6ª edição, o Prêmio Prof. Telemaco Hippolyto de Macedo van Langendonck, específico para estudantes de engenharia, foi remodelado e passou a consistir na construção de um pórtico de concreto, com o objetivo de proteger um ovo de impactos de carregamentos cada vez maiores - o chamado "APO - Aparato de Proteção do Ovo". Apenas para se ter uma idéia da importância da presença do público estudantil, na última edição do Congresso, realizada no ano de 2000 em Fortaleza (CE), eles totalizaram 275 participantes, o que representou 31% de todo o público que compareceu ao evento.

Além das iniciativas aqui retratadas, diversas outras foram e estão sendo colocadas em prática pelas entidades ligadas ao setor do concreto armado, com o objetivo de difundir técnicas e tecnologias para o desenvolvimento da construção no país. O próprio jornal Tecnologia do Concreto Armado em Notícias é um exemplo vivo do desejo incontestável de levar até você, leitor, as informações mais representativas desse segmento em constante evolução.

 

 
 
     
 
voltar